Pular para o conteúdo principal
Extensão

CDHIS abre inscrições para o curso 'Introdução aos Trabalhos em Arquivos'

Iniciativa é gratuita e voltada tanto a membros da comunidade acadêmica da UFU quanto a pessoas que atuem ou pretendam atuar na área de patrimônio histórico

Publicado em 10/03/2020 às 08:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Aulas ocorrerão nas tardes de terça e quinta, entre os dias 24/03 e 16/04, no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica. (Foto: Milton Santos)

Estão abertas, a partir da manhã desta terça-feira (10/03), e seguem até o próximo dia 17, as inscrições para o curso de extensão "Introdução aos Trabalhos em Arquivos". Ele é gratuito e tem como proposta apresentar um panorama da arquivologia no Brasil e dos trabalhos desenvolvidos nos arquivos, abordando as principais temáticas sobre o tema. As inscrições serão realizadas presencialmente, no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (CDHIS/UFU), em dias úteis, das 10h às 12h e das 14h às 17h. As aulas também ocorrerão no CDHIS, que é localizado no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica, sendo às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. 

As atividades terão como instrutor o servidor Rafael Bahia, que é arquivista do CDHIS, e possuem como público-alvo discentes, técnico em Educação da UFU e pessoas que, independentemente de qualquer vínculo com a universidade, atuem ou pretendam atuar na área de patrimônio histórico em Uberlândia ou na região. O período de realização vai de 24 de março a 16 de abril, totalizando 30 horas. Estão sendo oferecidas 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. 

"Vamos apresentar de forma resumida a trajetória da arquivologia e a sua atual estrutura no Brasil, explicando a função de órgãos como o Arquivo Nacional, Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), Sistema Nacional de Arquivos (Sinar) e Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) e a sua importância para a gestão de documentos e preservação da memória e identidade nacional. Abordaremos também o conceito de documento de arquivo, a identificação gênero, espécie e tipo documental, bem como os conceitos de documento falso, falsificado e adulterado", revela Bahia. 

Além destes tópicos citados pelo instrutor, também constam na programação do curso: os principais fundamentos da arquivologia e as funções arquivísticas, bem como a apresentação das principais ferramentas utilizadas para a organização e avaliação de documentos de arquivo, que auxiliam na definição do que é ou não um documento histórico; discussão de técnicas de arranjo e descrição de documentos históricos; a formulação de instrumentos de pesquisa; a ética nos trabalhos em arquivos e o papel social deles; as especificidades do documento digital e dos principais métodos de conservação e preservação de documentos.

Para mais informações, basta ligar no fone (34) 3239-4501 ou acessar a página do CDHIS no Facebook.
 

Palavras-chave: curso extensão inscrições Cdhis UFU

A11y