Pular para o conteúdo principal
Graduação

Patos de Minas e Monte Carmelo recepcionam novos universitários

Campi avançados da UFU receberam 221 ingressantes

Publicado em 13/03/2020 às 22:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

'Os eventos tiveram a participação dos 'Palhaços Visitadores' (foto: Milton Santos)

Na quinta-feira, 12/03, a UFU recepcionou os ingressantes nos cursos de graduação dos campi Monte Carmelo e Patos de Minas. Com mostras científicas, atividades culturais e lúdicas, gestores, docentes, técnicos administrativos e alunos veteranos apresentaram serviços e atividades da assistência estudantil e relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão disponíveis na universidade. 

Neste semestre, o Campus Monte Carmelo, que oferece os cursos de Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal, Geologia e Sistemas de Informação, recebeu 146 novos estudantes. 

Já o Campus Patos de Minas conta com 75 ingressantes nos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação.

“Que os ingressantes se sintam acolhidos. A partir dessa semana eles vão fazer parte da nossa história. Que eles vivam com toda intensidade tudo que a universidade tem para oferecer em termos de ensino gratuito, de qualidade”, afirmou o docente Bruno Sérgio Vieira, assessor da Reitoria no Campus Monte Carmelo.

Os eventos tiveram a participação dos “Palhaços Visitadores”, grupo de estudantes do Instituto de Artes da UFU formado a partir de um projeto de extensão. A equipe atua semanalmente em unidades de atendimento do Hospital de Clínica da UFU. 

O professor Matheus de Souza Gomes, assessor da Reitoria no Campus Patos de Minas, disse que o momento de recepção é muito aguardado pela comunidade universitária. “O Campus Patos de Minas é um Campus tecnológico que possui professores, servidores, técnicos e alunos veteranos muito empolgados. Temos muitas pesquisas acontecendo e a extensão está em pleno desenvolvimento. Vocês, alunos que estão ingressando, busquem o conhecimento não apenas na sala de aula, mas também nessas atividades extracurriculares, se envolvendo com a comunidade estudantil. A universidade tem muito a oferecer. Estamos de braços abertos”, declarou. 

Ao reforçar que a universidade é do povo, a pró-reitora de Assistência Estudantil frisou palavras que representam a passagem dos jovens pela instituição.

“Além da conquista, da oportunidade e da responsabilidade, vocês vão ter que aprender a ser resilientes. Resiliência é nossa capacidade de se adaptar. O mundo está exigindo isso de nós. Isso é muito importante para vocês entenderem as frustrações que vocês vão ter, a necessidade de mudança de comportamento que vocês vão ter a partir de cada obstáculo que vocês encontrarem”, aconselhou a docente.

 

Palavras-chave: recepção ingressantes Proea PROEXC Programa Estudantes Convênio de Graduação

A11y