CIÊNCIA

UFU envia ao Ministério da Saúde estudo sobre custo de leitos de UTI de Campanha

De acordo com o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde, estimativa de custos com equipamentos, materiais e estrutura para 100 leitos de UTI é de R$ 15.3 mi; gastos diários com gases medicinais serão de R$ 213 mil

Publicado em 31/03/2020 às 18:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Atendendo a uma demanda do Ministério da Saúde (MS), o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde (Niats), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), produziu um estudo para a composição do custo de 100 leitos de UTI de Campanha, que disponham dos mesmos recursos tecnológicos presentes em leitos de UTI de hospitais de caráter permanente, incluindo a oferta de gases medicinais como oxigênio e ar comprimido medicinal. O relatório - acesse AQUI - foi concluído na segunda-feira, 30, momento em que o MS constatou elevação da chamada curva de expansão do perfil epidemiológico Covid-19 no país, o que exige o uso emergencial de recursos para montagem de leitos adicionais de UTI, principalmente nos grandes centros urbanos com maior número de casos da doença.

Segundo uma das coordenadoras do Niats, Selma Terezinha Milagre, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/ UFU), a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), metodologia utilizada no estudo, é uma importante ferramenta para a análise de medicamentos, equipamentos médico-assistenciais, procedimentos e protocolos, dentre outras tecnologias em saúde. “A ATS é a metodologia baseada em evidência científica que tem sido utilizada em diversas frentes. Tem salvado vidas, evitado gastos excessivos em saúde e possibilitado melhor aplicação dos recursos e melhor embasamento nos processos de tomada de decisão”, sintetiza.

De acordo com o estudo, a estimativa de custos com equipamentos médicos, materiais e estrutura adequada para a administração dos gases medicinais, necessária para receber 100 pacientes, é de R$ 15.321.181,94. Nesta previsão não estão incluídos investimentos em infraestrutura elétrica, hidráulica e gerenciamento de resíduos. Para o atendimento dos casos graves da doença, o estudo aponta a estimativa de gastos com gases medicinais, a cada período de 24 horas, no valor de R$ 213.431,94.

Selma Milagre comenta que participaram do estudo três pesquisadores do Niats, sete estudantes de graduação e de pós-graduação em Engenharia Biomédica da UFU, com a colaboração de três pós-graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados foram enviados ao Ministério da Saúde e compartilhados com a Direção do Hospital de Clínicas (HC/UFU) e a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. Os dados poderão ser utilizados por outras entidades e órgãos de saúde como subsídio técnico-científico para a tomada de decisões relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

Histórico

Criado em 2011, o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reconhecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT). Desde 2012, o grupo é membro da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), braço científico do MS que estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias em saúde no Brasil.

Niats/UFU: estimativa de custos com equipamentos médicos, materiais e estrutura, para 100 pacientes, é de R$ 15.321.181,94 e gastos no valor de R$ 213.431,94 com gases medicinais, a cada 24 horas. (Foto: Marco Cavalcanti)

Palavras-chave: UFUContraOCorona COVID-19 niats Engenharia Biomédica CH-UFU Feelt UFU