Pular para o conteúdo principal
ESTUDANTES

UFU tem 12 alunos premiados como ‘Talento Universitário’ pela Capes

Resultado foi divulgado no dia 20 de março

Publicado em 27/03/2020 às 10:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Entre os mil primeiros colocados, 12 estudantes são da UFU (foto: Milton Santos)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na sexta-feira, 20 de março, o resultado do “Prêmio Capes Talento Universitário”, que premiará mil estudantes que ingressaram no ensino superior em 2019. Os candidatos resolveram uma prova com 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, aplicada em 60 municípios brasileiros em dezembro de 2019. 

Entre os mil primeiros colocados, 12 alunos estão, atualmente, vinculados à UFU. São quatro graduandos do curso de Medicina, dois em Engenharia Mecânica e um em cada um dos cursos: Estatística, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Biomedicina, Química Industrial e Engenharia de Computação.

Os graduandos UFU que foram premiados são: Augusto Chaves Teixeira, Bruno Koyti Sasai Portela, Daniel Braga Melo, Gabrieli Cristina Lima, Guilherme Miguel Niji, Gyovanna Rodrigues Cardoso, João Paulo Moreira Fernandes, Matheus Henrique Santos Silva, Patricia dos Santos Rios, Pedro Emanuel Borges Costa, Tassio de Farias Gomes e Túlio Castro de Souza. Cada estudante receberá o prêmio de R$ 5 mil que, segundo a Capes, é um incentivo para a formação de discentes ingressantes no Ensino Superior em 2019. 

Para se inscrever, os candidatos precisaram ter concluído o Ensino Médio, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018 e ter ingressado no Ensino Superior em 2019, além de estar regularmente matriculado em um curso de graduação, presencial ou a distância, em qualquer área do conhecimento.

De acordo com o Portal da Capes, a iniciativa permitirá preparar “uma base de dados para estudos e pesquisas que ajudem na elaboração de futuras políticas públicas de ensino” da Capes. 

No Prêmio Talentos Universitários serão investidos R$ 5 milhões, distribuídos entre os mil primeiros colocados, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira da Capes.

 

Palavras-chave: Prêmio Capes Talento Universitário

A11y