PROJETO

Estudante da UFU desenvolve site informativo ‘Covid-Info’

Portal compila, automaticamente, estatísticas, notícias, orientações e FAQs sobre a pandemia

Publicado em 28/04/2020 às 17:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Imagem: Divulgação

Criado no fim de março, o site “Covid-Info” é um projeto pessoal e sem fins lucrativos de Fabrício Ziliotti, aluno de Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O portal compila, automaticamente, informações atualizadas, estatísticas, notícias, orientações e FAQs sobre a pandemia de Covid-19 no mundo, focando, principalmente, no Brasil.

No site, é possível verificar o número de casos confirmados e recuperados da doença, o número de óbitos positivos para a Covid-19 no Brasil, por estado e por município, além de respostas para dúvidas frequentes e últimas notícias sobre a doença no país, entre outros tópicos.

Segundo Ziliotti, as informações são obtidas por meio de APIs gratuitas, que são um tipo de “ponte” que conecta e integra sistemas, encontradas pelo estudante em uma plataforma de hospedagem de código-fonte utilizada amplamente por desenvolvedores. Os gráficos e as tabelas são atualizados de forma automática, de acordo com as fontes originais dos dados, que são disponibilizadas no próprio site.

O estudante, que está cursando o sétimo período do curso, conta que sentiu necessidade de usar o tempo ocioso do distanciamento social para colocar em prática seu conhecimento em tecnologia. “Todo dia saem novas notícias sobre a doença na mídia; é cansativo acompanhar tantos dados espalhados. Então, pensei em centralizar todos esses números de casos dentro do site para facilitar para quem quer se informar. Foi minha maneira de contribuir um pouco nesse momento”, relata.

Por enquanto, Ziliotti é a única pessoa envolvida no projeto. “Vou acrescentando as informações e novas funcionalidades do projeto no meu tempo livre, pelo menos duas vezes por semana. Ainda não pensei em fazer parcerias”, conta.

O estudante explica que a iniciativa aconteceu no fim do mês passado, mas as mudanças mais importantes para o funcionamento do site começaram a ser feitas apenas recentemente. Ziliotti tem planos para o projeto. “O principal deles é adicionar novas funcionalidades e melhorar a experiência do usuário, através de melhorias no design e tempos de carregamentos”, revela.

Você pode conferir o projeto “Covid-Info” pelo site covidinfo.com.br.

Palavras-chave: projeto COVID-19 Ziliotti Covid-Info UFUContraOCorona