Nota do Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU

Leia o documento divulgado nesta quinta-feira (23/04)

Publicado em 23/04/2020 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU esteve reunido no dia 22 de abril de 2020 para avaliar as condições atuais da evolução do novo coronavírus, nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, e que já passa de um mês da suspensão das atividades acadêmicas.

Reconhecemos que as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, da Prefeitura Municipal de Uberlândia e das cidades de atuação da UFU foram acatadas e executadas de forma exemplar sobre o distanciamento do corpo de servidores (técnicos administrativos e docentes), dos trabalhadores terceirizados, bem como dos discentes da graduação e pós-graduação, reconhecendo o caráter educativo e a valoração dos princípios científicos da nossa Instituição.

No Brasil, ainda há uma situação de avanço do coronavírus, e é preciso continuar com os cuidados de distanciamento social até agora garantidos. Somos uma comunidade constituída por mais de 30 mil estudantes e servidores, com características diversas (idade, condição de saúde e vínculos familiares etc.).

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU agradece à comunidade acadêmica pela resposta dada e pela forma consciente como todos temos tratado esta situação. A UFU, como universidade pública referência no país, garante a qualidade e excelência no seu trabalho de ensino, pesquisa e extensão e tem compromisso social com a defesa da equidade na região em que atua, principalmente neste momento de crise do coronavírus.

A UFU entende que nosso maior desafio, no momento, é combater o avanço do coronavírus e que precisamos proteger as pessoas que aqui atuam. Por isso, suspendeu as atividades acadêmicas da graduação e da pós-graduação por tempo indeterminado, conforme Resolução do Conselho de Graduação, nº. 6/2020 e Resolução do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, nº 4/2020.

Comunicamos que a volta às atividades acadêmicas ainda não será possível, neste momento, e que caberá ao Conselho de Graduação e ao Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação a revisão dos calendários acadêmicos para a retomada das aulas. Outras decisões também deverão ser debatidas e deliberadas pelos demais conselhos da universidade.

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU e a Administração Superior estão acompanhando a situação do coronavírus diariamente, sempre com vistas na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, na inclusão e na equidade social e, assim que entender que haverá condições de volta, farão o planejamento e a convocação aos conselhos correspondentes para tomada de decisão.

Abraço fraterno a todas as pessoas.

Fiquem atentos ao Portal do Estudante e acompanhe nossos canais de comunicação oficiais:

Site: www.ufu.br

Portal Comunica: www.comunica.ufu.br