#UFUContraoCorona

Projeto ‘Proteger-se’ oferece atendimento terapêutico on-line gratuito

São mais de 60 profissionais da área da saúde preparados para atender a comunidade UFU durante a pandemia da Covid-19

Publicado em 22/04/2020 às 10:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Imagens: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 22 de abril, o projeto Proteger-se está oferecendo atendimento terapêutico on-line gratuito para toda a comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  São mais de 60 profissionais da área de saúde da instituição envolvidos na ação, incluindo diversas unidades acadêmicas e administrativas da universidade, além de parcerias para os casos que precisarem de encaminhamento.

Segundo a coordenadora técnica do Proteger-se, professora Karine Zago, o projeto é uma prova de que o distanciamento social não é sinônimo de distanciamento emocional. “Este afastamento físico não precisa refletir em esfriamento das relações e dos sentimentos. Prova disso é o empenho de um grupo com tantas pessoas dispostas ouvir o outro e colaborar para suavização deste momento tão difícil para todos. Já que o mundo não será o mesmo após essa pandemia, pois que seja melhor”, conclama.

Titular da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Elaine Saraiva Calderari destaca a necessidade desta iniciativa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. “O Proteger-se é uma plataforma on-line emergencial que tem um único objetivo: cuidar da UFU. É algo inédito e uma grande conquista, mostrando que, mesmo distantes fisicamente, podemos nos conectar e cuidar do outro”, complementa.

Na avaliação do reitor da UFU, professor Valder Steffen Jr., o projeto é também um espaço de reflexão. “Este tempo vai nos permitir pensar nosso futuro ainda mais preocupados com a paz, solidariedade e acolhimento, valores tão relevantes em tempos de crise e tão necessários no mundo atual”, ressalta.

Mobilização

Os atendimentos são realizados pela plataforma Conferênciaweb, que pode ser acessada por meio deste link, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O Proteger-se visa a atender os servidores públicos, alunos de graduação e pós-graduação e trabalhadores terceirizados da UFU. Todos os atendimentos estarão sob sigilo e confidencialidade, além do cumprimento da responsabilidade ética e profissional.

Confira, na imagem abaixo, a lista completa das unidades acadêmicas e administrativas envolvidas no projeto:

Palavras-chave: UFUContraOCorona atendimento terapêutico Proae COVID-19 Proteger-se