SUSTENTABILIDADE

UFU recebe Selo A3P do Ministério do Meio Ambiente

Certificação de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, referente a 2019, foi obtida pela primeira vez por uma universidade federal de Minas Gerais

Publicado em 22/04/2020 às 14:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Adesão da UFU ao programa A3P foi firmada em 2018. (Foto: Matheus Minuncio)

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, tem finalidade de ser um plano estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo, em busca da sustentabilidade. São incentivadas as adoções de ações mais eficientes por órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu pela primeira vez, referente a 2019, o Selo A3P pela implementação do programa.

Nelson Barbosa que, desde 2017, está à frente da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu-UFU), em entrevista ao Comunica no início do ano, falou sobre todos os planejamentos estratégicos da universidade que dizem respeito à sustentabilidade. Segundo ele, a instituição vinha tentando a adesão à A3P desde 2014, porém a estruturação da proposta teve sucesso com o compromisso da Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (Cigea-UFU) em implantar a política ambiental com a adoção dos eixos temáticos da A3P. A proposta tornou-se efetiva em 2018, quando a UFU aderiu ao programa.

A responsabilidade socioambiental da A3P é baseada na política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais. Barbosa afirma que, apesar do grande desafio, a UFU atende a todas as frentes de atuação, citando exemplos da Coleta Seletiva Solidária e da Eficiência Energética na universidade. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos”, comenta.

Certificado do Selo A3P concedido à UFU. (Arte: Divulgação)

Os projetos voltados para a área da sustentabilidade aumentaram na UFU após a criação da Dirsu, em 2011. Segundo Barbosa, a diretoria, vinculada à Prefeitura Universitária (Prefe), ajudou a intensificar a prática da educação ambiental tanto no campo educacional quanto no espaço físico da universidade. “Além da reestruturação da Prefe, diversos projetos foram desenvolvidos em parceria com outras unidades acadêmicas e administrativas, após a sua criação”, analisa.

Ao firmar a adesão à A3P, como previsto no Termo de Adesão, é adquirido o Sistema de Monitoramento de Responsabilidade Socioambiental (Ressoa). Nele são acompanhadas as metas, informações e dados pelo próprio órgão com a supervisão da A3P, que recebe anualmente um relatório de monitoramento. Barbosa diz que, utilizando a plataforma, é possível contribuir com todos os relatórios de gestão e planos diretores da universidade. “Além de garantir transparência, fornecem subsídios para prestação de contas. Também contribui com pesquisas acadêmicas, nas áreas que se relacionam com as Ciências Ambientais”, conta.

Em 2005, apenas uma instituição havia aderido à A3P; em 2019, eram 461. Os órgãos com parceria, por meio do Termo de Adesão, recebem apoio técnico para implementação e operação das propostas. O Brasil possui 69 universidades federais, das quais 11 ficam em Minas Gerais, que é o estado com maior número de instituições. Porém, em todo o país, somente 10 universidades federais aderiram ao programa, sendo a UFU a única mineira entre elas.

Barbosa salienta que o fato de não ser uma instituição parceira do programa não significa ela não tenha iniciativas sustentáveis. “No caso da UFU, foi um processo de planejamento e implementação de ações que criaram as condições necessárias para pleitear a adesão. Esperamos que nossa experiência sirva de estímulo para que cada vez mais instituições busquem dar visibilidade para as ações que já implementaram“, afirma.

Evolução no número de adesões da A3P. (Arte: Ministério do Meio Ambiente)

A cada dois anos, desde 2009, é realizada uma premiação que tem por finalidade reconhecer iniciativas dos órgãos do setor público na prática da A3P.  Na 8ª edição, que acontece este ano, a UFU irá concorrer na categoria "Inovação na Gestão Pública". Para Barbosa, a gestão da UFU deve ser o foco dos méritos. “Mudanças como esta somente são possíveis com direcionamento, suporte e apoio da gestão. Desde o início, foram apresentadas as diretrizes de trabalho, que apontavam para a implementação de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, frisa.

O site oficial da A3P disponibiliza dicas de boas práticas sustentáveis e também uma biblioteca com conteúdo voltados para a sustentabilidade em instituições. Além disso, os passos para implementação da A3P por novos órgãos encontram-se disponíveis. Para mais informações, é possível entrar em contato com Dirsu pelo e-mail sustentabilidade@prefe.ufu.br, ou diretamente com a A3P, no a3p@mma.gov.br.

Palavras-chave: Selo A3P Agenda Ambiental sustentabilidade desenvolvimento sustentável UFU DIRSU