INTERNACIONALIZAÇÃO

Unesp convida pesquisadores para debate on-line sobre avanço da Covid-19 no planeta

Professores universitários podem se inscrever até esta terça-feira, 14 de abril

Publicado em 14/04/2020 às 12:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), lançou chamada a todos os docentes e pesquisadores das diversas instituições de pesquisa e de ensino superior do país para participarem do projeto Global Conversations on Aspects of the Pandemic, que vai discutir o avanço da Covid-19 pelo planeta.

Por meio de videoconferências de 90 minutos, professores universitários e pesquisadores do Brasil e de diversos outros países vão trabalhar em conjunto na condução de debates, com a participação de alunos universitários, sobre temáticas ligadas à doença.

As sessões on-line de debates ocorrerão de 4 a 8 de maio e de 11 a 15 de maio de 2020, com a presença remota de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, com interesses semelhantes, para compartilhar visões a respeito de um dos seguintes temas:

• Communicating your experience during a pandemic;
  • Psychological impact of a pandemic on individuals and families;
  • Public health;
  • Human Rights and refugees;
  • Political and economic impact of a pandemic;
  • Impact on education;
  • Interpreting data / modeling;
  • From social distancing to social presence online. What will the new "normal" look like?

As discussões serão conduzidas usando-se o inglês como língua franca. "O foco é a troca de informações, conhecimentos e experiências entre universitários em diferentes partes do mundo, com a finalidade de possibilitar o compartilhamento de ideias por meio da comunicação intercultural", afirma a professora Ana Cristina Salomão, coordenadora do BRaVE na Unesp e docente da Faculdade de Ciências e Letras, do campus de Araraquara.

O Programa BRaVE relaciona-se ao objetivo estratégico de se desenvolver um programa de intercâmbio virtual que siga as tendências atuais na educação de fomento a atividades de "internacionalização em casa" para os estudantes.

Inscrições

Os docentes interessados em participar do projeto deverão informar seu interesse à coordenadora do BRaVE, professora Ana Cristina Salomão, pelo e-mail ana.salomao@unesp.br e também preencher o cadastro de inscrição, até esta terça-feira, 14 de abril.

Palavras-chave: COVID-19 internacionalização pesquisa Unesp UFU