FÍSICA

Aluno de doutorado da UFU recebe prêmio internacional

Trabalhos de revisor de publicação científica renderam a Felipe de Lima a premiação "Outstanding Reviewer Awards 2019"

Publicado em 12/05/2020 às 16:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Felipe David de Crasto Lima tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e possui graduação em Física de Materiais (2014) e mestrado em Física (2016) pela UFU. (Foto: Arquivo do pesquisador)

A "IOP Publishing" concedeu a Felipe David Crasto de Lima o prêmio internacional "Outstanding Reviewer Awards 2019" pela sua atuação como revisor da revista "Journal of Physics: Condensed Matter". O aluno de doutorado em Física do Programa de Pós-Graduação em Física (PPFIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está há dois anos atuando no periódico científico semanal que abrange todas as áreas da Física da Matéria Condensada.

Tratar das propriedades físicas da matéria, empregando a mecânica quântica, é o que fazem os profissionais da Física da Matéria Condensada. Analisar a densidade, dureza, ponto de fusão, permeabilidade, condutibilidade, dentre outras informações, faz com que avanços em produtos e ferramentas aconteçam. Lima afirma que muitas das tecnologias com as quais temos contato no nosso dia a dia, como celulares, computadores ou televisores, antes de serem levadas ao consumidor final partiram de estudos científicos em física e na ciência dos materiais. A nanotecnologia, que faz os aparelhos se tornarem cada vez mais finos, é um exemplo dos avanços alcançados.

Para atuar como revisor de publicação científica, primeiro foi preciso ser pesquisador. Desde a época da graduação Lima desenvolve pesquisas. O trabalho durante o doutorado foi estabelecer novos materiais topológicos de estrutura bidimensional e encontrar maneiras de manipular suas propriedades eletrônicas. Os estudos culminaram em oito publicações científicas, além de outros trabalhos realizados em colaboração. “Foram exploradas novas possíveis redes atômicas, assim como a rede de hexágonos do grafeno“, conta o pesquisador, que atribui uma revolução na área provinda do grafeno, um elemento feito a partir do carbono que é considerado o material do futuro pela sua resistência e por sua fina espessura.

O fascínio por novas tecnologias e o interesse na exploração de fenômenos quânticos foi o que despertou o interesse de Lima na área. Apesar disso, ele afirma que grande parte dos brasileiros não tem conhecimento dos grandes nomes da ciência do país e dos avanços recentes, devido ao desinteresse por ciência em geral - e, particularmente, em física, por ser considerada difícil. “Nossas experiências diárias, noções de velocidade e diferenças de peso nos permitem prever o comportamento de sistemas mais simples. De certa forma, introduzir experiências práticas no ensino de física pode ser uma das maneiras de atrair o interesse dos brasileiros”, analisa.

Revisor de publicação científica

O trabalho do revisor de publicação científica é avaliar artigos para publicação. Segundo Lima, quando um revisor recebe um artigo, primeiramente ele deve checar a lista de autores para garantir que não haja conflitos de interesses. Depois, deve ler o resumo do trabalho e verificar se ele se encontra dentro da sua área de pesquisa para escrever um relatório crítico. Após essas duas etapas, o revisor informa ao editor da revista científica se será possível participar do processo de revisão. “Uma vez decidida a participação como revisor, ele deve estudar em detalhes todo o trabalho, procurando entender cada ponto apresentado pelos autores. Mas também comparando o trabalho atual com trabalhos anteriores”, informa.

Para obter aprovação, as publicações devem necessariamente contribuir para a ciência, inovar o conhecimento e empregar métodos adequados para o estudo. “Isto é alcançado através de um processo de revisão por pares. Ou seja, quando um autor envia um artigo para uma revista, esta o encaminha para outros dois autores da mesma área de pesquisa do trabalho. Por sua vez, os revisores têm o papel de estudar com cuidado o trabalho recebido, desenvolver comentários de como o mesmo pode ser melhorado e, por fim, o de recomendar ou recusar a publicação”, explica.

Ser um revisor de publicações científicas, para Lima, significa participar de uma parte importante da divulgação de trabalhos científicos. “Note que os pesquisadores não possuem nenhuma obrigação de participar como revisores científicos. Estes o fazem pelo amor à ciência”, opina.

Foram 67 premiados no 'Outstanding Reviewer Awards 2019'. (Arte: Reprodução)

Prêmio "Outstanding Reviewer Awards 2019”

O prêmio internacional "Outstanding Reviewer Awards 2019" da "IOP Publishing" é concedido aos principais revisores de publicação científica do mundo. Lima foi um dos dois representantes de instituições de ensino superior brasileiras a receber a premiação. Ele conta que não esperava por ela tão cedo. “Pode ser um pontapé inicial para uma maior visibilidade em relação ao meu papel como pesquisador e permitir que eu me estabeleça, pouco a pouco, no cenário científico brasileiro”, pondera.

Dos 67 premiados, China e Estados Unidos encabeçam a lista, com 19 e 12, respectivamente. Lima comenta que esta diferença reflete o número total de pesquisadores trabalhando em Física da Matéria Condensada naqueles países. “Nas últimas décadas Estados Unidos e China vêm investindo muito no desenvolvimento de novas tecnologias, o que leva a um grande financiamento para pesquisa em Física da Matéria Condensada, dentre outras áreas. O incremento no número de pesquisadores é uma consequência desse investimento”, conclui.

Palavras-chave: Revisor de publicação científica Outstanding Reviewer Awards 2019 Prêmio internacional física da matéria condensada PPFIS