Extensão

Equipe Hélice vence Concurso de Ideias - Equipamento Móvel para Higienização de Mãos em locais públicos

Projeto selecionado terá protótipo e estudo técnico detalhado para produção em série

Publicado em 07/05/2020 às 11:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Comissão de Avaliação do “Concurso de Ideias - Equipamento Móvel para Higienização de Mãos em Locais Públicos”, realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), divulgou, na noite da quarta-feira, 6, as propostas vencedoras da maratona acadêmico-científica. Além da menção honrosa, três projetos foram classificados e, de acordo com a coordenadora da comissão organizadora, Viviane dos Guimarães, da FAUeD, todos os inscritos apresentam potencial de eficiência para contribuir com a diminuição da disseminação do coronavírus SARS-CoV-2. “A próxima etapa é fazer um orçamento do projeto vencedor para avaliarmos o custo total e os ajustes necessários para viabilizar a execução de um protótipo”, disse a pesquisadora.

Ao todo, 12 propostas foram apresentadas por alunos de graduação e de pós-graduação da universidade e, segundo Guimarães, em diferentes graus, elas atendem aos critérios de viabilidade, durabilidade, comunicação visual e versatilidade para implantação em diferentes locais, dentre outros critérios, definidos no regulamento do concurso, que teve como objetivo principal estimular a reflexão dos estudantes da área sobre a função social da universidade e sua contribuição para solucionar situações emergenciais, como o caso da Covid-19. “Todos apresentaram uma solução mais ou menos pertinente. O que foi definido é que esse projeto classificado em primeiro lugar tem condição de, nesse momento, ser prototipado. O que não quer dizer que as outras propostas não possam ser”, concluiu a professora.

Vencedores

1º lugar: Equipe HÉLICE - Projeto TREVO

Integrantes: Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho (PPGAU/FAUeD), Cibele Koryander Ferreira Marchiolli (PPGAU/FAUeD), Geruza de Oliveira Resende (PPGAU/FAUeD), Isabella Gomes de Marco (PPGAU/FAUeD), Matheus Lopes Medeiros (PPGAU/FAUeD) e Ulysses Santos Silva (PPGAU/FAUeD);

2º lugar: Equipe CONTROVID-19 - Projeto AMPULHETA

Integrantes: Júlia Souza Abrão (PPGAU/FAUeD), Paloma Ribeiro De Souza (PPGAU/FAUeD), Leonardo Bonaldi (Design/FAUeD), Geovana Blayer Ribeiro De Assis (PPGAU/FAUeD), Hugo Teixeira Guimarães R. Resende(PPGAU/FAUeD);

3º lugar: Equipe POLIGEL - Projeto POLIGEL

Integrantes: Beatriz Brunialti Justo (AU/FAUeD), Beatriz Guilhermino Rodrigues da Costa (AU/FAUeD), Laura Resende Bonfim (AU/FAUeD), Laura Machado Gomes (AU/FAUeD) e Maisa Flora Xavier Santos (AU/FAUeD).

MENÇÃO HONROSA: Equipe MIIA MANO - Projeto MANO

Integrantes: Ariane Freitas de Resende (AU/FAUeD), Isabela Resende Magro (AU/FAUeD), Isadora Fernandes Carvalho (AU/FAUeD) e Marta Cristina de Freitas Resende (Design/FAUeD).

SEI_UFU - 2029129 - Declaração

1º lugar: Equipe HÉLICE - Projeto TREVO

2º lugar: Equipe CONTROVID-19 - Projeto AMPULHETA

3º lugar: Equipe POLIGEL - Projeto POLIGEL