Escola de Educação Básica da UFU doa alimentos para alunos e EPIs para o HC

São contempladas famílias de estudantes em maior vulnerabilidade social e profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital de Clínicas

Publicado em 25/05/2020 às 18:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Ao todo, 34 famílias receberam os alimentos adquiridos com recursos destinados à merenda escolar. (Foto: Reprodução)

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) tem finalidade de oferecer ensino básico ao público da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Diante da pandemia do coronavírus, outras necessidades surgiram. No momento de isolamento social, além da criação do projeto “Eseba/UFU em Casa”, no qual são feitas sugestões semanais de atividades escolares, também foram colocadas em prática duas ações solidárias.

A instituição está distribuindo alimentos para as famílias dos estudantes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as pessoas que estão atuando no combate à Covid-19 no Hospital de Clínicas (HC/UFU). Atualmente, segundo seu site, a Escola de Educação Básica atende 929 alunos, distribuídos em 40 turmas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

O diretor da instituição, Daniel Santos Costa, diz que as duas ações são importantes neste momento de isolamento social. “É nosso papel contribuir e lutar pelo enfrentamento da Covid-19, seja pelo sentido dos equipamentos de proteção ou de garantir a essas famílias condições de estarem com seus direitos em relação à merenda escolar garantidos", comenta.

Distribuição de alimentos

A distribuição dos alimentos da merenda às famílias dos estudantes durante o período de suspensão das aulas é garantida pela lei 13.987/20, sancionada em abril, que trata da autorização de distribuição da merenda escolar às famílias dos estudantes de educação básica da rede pública.

A Eseba, para cumprir a determinação, entrou em contato com as famílias de alunos em maior vulnerabilidade social identificadas pelo Setor de Serviço Social e permitiu a manifestação de interesse por meio de uma consulta aberta em um formulário, que ficou disponível até 26/04.

Os alimentos da cesta básica distribuídos em dois momentos somaram aproximadamente 420 kg, além de frutas e verduras de agricultura familiar, 136 litros de leite, 78 kg de carne bovina e 510 pães. (Foto: Reprodução)

Observando as normas e procedimentos de segurança em relação à Covid-19, a distribuição da merenda foi realizada na própria escola, nos dias 29/04 e 07/05. Segundo Costa, ainda não existe previsão para um nova distribuição de alimentos devido aos processos de licitação e às incertezas quanto ao período de suspensão das atividades. “Dependendo do tempo de suspensão, novos períodos de distribuição desses kits serão feitos e utilizaremos o nosso site como meio de divulgação. Fazemos contato com os alunos também por e-mail sobre todas essas decisões da escola e, em alguns casos, diretamente por telefone”, informa.

Doação de EPIs

O Hospital de Clínicas, que faz parte da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu da Eseba a doação de EPIs. Os equipamentos se destinam à utilização por profissionais, estudantes, técnicos e docentes que, neste momento, correm risco de contrair o novo coronavírus no exercício das atividades do hospital.

Eseba doou 4.457 EPIs ao HC/UFU. (Foto: Reprodução)

Diferentemente da relacionada à merenda escolar, que pode continuar, esta ação foi realizada uma única vez. Foram doados os EPIs excedentes da enfermaria e do almoxarifado da Eseba, após um levantamento de todos os materiais que estavam armazenados. Foram repassadas ao HC 1.900 toucas descartáveis, 1.450 pares de luvas, 1.000 máscaras cirúrgicas, 100 frascos de soro fisiológico, cinco rolos de esparadrapo e dois frascos de soro fisiológico.

Para mais informações ou eventuais dúvidas, é possível contato pelo telefone (34) 3218-2946 e pelo e-mail eseba@ufu.br. A Eseba se localiza na Av. Adutora São Pedro, 40, Bairro Aparecida.

Palavras-chave: Doação de alimentos Merenda Escolar Doação de EPIs Hospital de Clínicas Eseba UFUContraOCorona