Pandemia

Estudantes da UFU desenvolvem plataforma que facilita acesso a vagas de emprego

Software junta quem procura a quem oferece oportunidade por meio de combinação de características

Publicado em 18/05/2020 às 20:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

'Entendo que preciso influenciar a faculdade que eu estou, então, eu sempre tento fazer alguma coisa nesse sentido', diz Ruy Alves, idealizador do projeto (Foto: arquivo pessoal)

Com a crise causada pela pandemia da Covid-19, a busca por vagas de trabalho cresce e faz com que muitos trabalhadores informais fiquem sem fonte renda e oportunidades. Pensando nisso, o estudante Ruy de Sousa Alves, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntou-se a um grupo de amigos e idealizou uma plataforma que fosse capaz de criar combinações entre oportunidade de emprego e pessoas que precisam delas. O resultado foi a Freemaning, que atua juntando os dados coletados no cadastro feito por quem procura a vaga com os das empresas e contratantes, criando assim a afinidade entre ambos.

Alves, que já desenvolveu outros projetos solidários na UFU, conta que recebeu muitas mensagens de desespero das pessoas que precisam urgentemente dessas oportunidades e que pretende conseguir levantar outras plataformas cada vez mais viáveis e eficazes para ajudá-las. “Nós já estávamos desenvolvendo (um produto) e eu tinha juntado um grupo de amigos para tentar desenvolver um aplicativo ou software dentro desse cenário, mas não para serviço formal. Nossa meta é ajudar as pessoas no serviço informal, ajudá-las a se profissionalizar, a conseguirem um emprego melhor, dar a elas uma oportunidade. Essa é a nossa meta”, afirma o estudante, que cursa o 8º período da graduação.

Interface da plataforma Freemaning, desenvolvida pelos estudantes

Atualmente, a equipe de Alves conta com cinco pessoas, incluindo ele, mas tem ainda um time de 40 voluntários que participam de toda a execução e desenvolvimento do projeto e que pretendem continuar mesmo após o período de isolamento social. Alves acredita que levará cerca de um ano para tudo se normalizar depois da pandemia e, por não sabermos quanto tempo durará o isolamento, eles trabalharam para otimizar os resultados das combinações. Sobre o destino do projeto depois da pandemia, ele diz: “o aplicativo não precisa parar, nós queremos continuar ajudando, voltar os olhos para aqueles que precisam. Essa é minha mentalidade hoje”, afirma.

Para se cadastrar no Freemaning, basta acessar o site e preencher os dados, seja para procurar uma vaga, se voluntariar ou oferecer oportunidades. Abaixo você pode conferir mais sobre o projeto no material de divulgação disponibilizado pela equipe da plataforma.

Palavras-chave: Software oportunidades emprego engenharia Divulgação Científica pandemia COVID-19