Pular para o conteúdo principal
Ciência

Físicos da UFU avaliam quais máscaras são mais eficientes contra coronavírus

Testes em 15 materiais mostraram capacidade de filtrar ou não aerossóis que carregam contaminantes

Publicado em 04/05/2020 às 11:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

 

 

Se puder, não saia de casa; mas se sair, use máscaras. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus modificou a nossa rotina, mas será que toda máscara protege de verdade? Para responder a essa pergunta, os professores Maurício Foschini e Adamo Ferreira Gomes do Monte, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), avaliaram a eficiência de 15 tipos de máscaras. Os testes foram feitos durante a última semana, no Laboratório de Imagem e Fotônica, no Campus Santa Mônica.

O estudo ainda não foi publicado em periódico científico, mas, segundo os pesquisadores, os testes revelaram que as máscaras N95, as cirúrgicas e as de algodão são as mais eficientes. Embora o filtro de papel tenha apresentado boa retenção de partículas, seu uso não é indicado para prevenir a Covid-19, porque a vedação lateral da máscara feita com esse material é ruim e a umidificação é rápida.

 

Teste com máscara de confeiteiro mostra grande passagem de aerossol, o que significa que esse tipo de máscara tem baixa eficiência (Imagem: arquivo dos pesquisadores)

 

Até o momento, a ciência considera que o coronavírus pode "flutuar" por meio de aerossóis, que são partículas muito pequenas que ficam suspensas no ar, como as gotículas de saliva. Por isso, as máscaras podem evitar a propagação do vírus. "Acredita-se que, bloqueando o aerossol, você bloquearia a maior parte dos contaminantes, porque o contaminante precisa de um veículo", explica o professor Monte.

Para testar quais máscaras conseguem fazer esse bloqueio efetivamente, os pesquisadores da UFU produziram, em laboratório, um fluxo constante de aerossol, utilizando uma máquina (um nebulizador piezoelétrico), e observaram a propriedade de espalhamento de luz desse aerossol. 

Os cientistas fotografaram as micropartículas antes da máscara, atravessando a máscara e depois da máscara. As imagens foram coletadas e gravadas em um laboratório de imagem. Os físicos processaram essas imagens e obtiveram a quantidade de partículas por milímetro quadrado. A partir disso, eles elaboraram uma tabela, classificando os tipos de máscaras de acordo com a de proteção, desde a eficiência "muito alta" até a "muito baixa". Confira abaixo.

 

 
 
 
 

Palavras-chave: COVID-19 UFUContraOCorona Física coronavírus máscaras

A11y