Instituto de Ciências Sociais realiza debates on-line sobre pandemia

Discussões abordam como consequências da Covid-19 afetam diferentes dimensões da vida social

Publicado em 05/05/2020 às 16:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Criado por integrantes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU), o Comitê INCIS de combate à Covid-19 está organizando debates on-line semanais para discutir as consequências da pandemia em diversos aspectos da vida em sociedade. As discussões foram iniciadas na última semana de abril e são planejadas semanalmente a partir de sugestões recebidas por formulário. A agenda de atividades é divulgada nas redes sociais do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais e as transmissões são disponibilizadas no canal Nupecs INCIS, no YouTube.

Segundo o professor Leonardo Barbosa, diretor do Incis e um dos idealizadores da iniciativa, o Comitê INCIS de combate à Covid-19 é, atualmente, composto por oito integrantes, entre estudantes, técnicos administrativos e docentes do Instituto de Ciências Sociais. Os membros do Comitê se revezam nas tarefas, que vão desde colher e sistematizar as sugestões feitas por meio de formulário, até estruturar as plataformas de transmissão e fazer a divulgação da agenda de debates.

Barbosa também explica que o objetivo das atividades é dar à sociedade o acolhimento necessário, fazer prestação de serviços e reafirmar direitos: “Nesse momento de isolamento social e de crise sanitária, é importante que a universidade cumpra um papel extensionista, refletindo sobre temas relevantes, realizando ações e campanhas e, ao mesmo tempo, trazendo a comunidade não acadêmica para dentro da universidade.”

“Recebemos propostas de outros cursos e de pessoas sem vínculo com a UFU. A intenção é que as atividades sirvam como espaço de convergência de ideias. A universidade tem sempre o desafio de ir à sociedade, dialogando, colhendo conhecimentos e, também, produzindo outros conhecimentos para essa sociedade”, afirma o docente.

Na primeira semana de discussões, a professora Natália Scartezini explicou os princípios que fundamentam a leitura do pensamento marxista e a professora Débora Pastana - ambas do Incis - abordou o sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária da Covid-19. Confira, na imagem abaixo, a agenda de debates da primeira semana de maio.

Palavras-chave: UFUContraOCorona Comitê INCIS COVID-19 incis debates