08/05/2020 - 19:54 - Atualizado em 12/05/2020 - 18:36
Parceria pela vida
Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU realiza doação de 200 protetores faciais para o Hospital das Clínicas; organização científica e iniciativa privada participam do projeto
Cristiano Alvarenga

Fernando Souza faz a entrega dos protetores faciais aos gestores da UFU, Valder Steffen, e do HC, Nilton Pereira. (Foto: Alexandre Costa)

O trabalho conjunto entre organizações científicas, a iniciativa privada e a comunidade acadêmica podem gerar frutos para a sociedade. Exemplo mais recente desta afirmativa foi simbolizada hoje, no Campus Santa Mônica, com a doação de 200 protetores faciais, realizada pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) ao Hospital das Clínicas (HC). O material será utilizado pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).

A produção das unidades de proteção facial é realizada por uma equipe de 15 voluntários da Femec. Professores, técnicos administrativos e estudantes atuam na montagem e fabricação dos chamados equipamentos de proteção individual (EPIs) e também de um respirador.

“O projeto se destina no auxílio ao desenvolvimento de um respirador pneumático inovador e à fabricação de protetores faciais para suporte aos profissionais de saúde no combate à Covid-19”, explica Fernando Souza, professor da Femec e coordenador do projeto.

Foram entregues 200 protetores faciais que serão utilizados pelos profissionais da saúde. (Foto: Alexandre Costa)

A produção dos protetores é feita com a utilização de impressoras 3D a partir de um modelo desenvolvido pela empresa Prusa 3D e seguindo regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que sejam distribuídas nas próximas semanas outras 600 unidades do EPI, totalizando 800 itens, conforme prevê o projeto inicial.

A cerimônia de entrega dos protetores faciais aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08/05, e foi restrita por conta das medidas de distanciamento social, contando com representantes da Reitoria da UFU e da gestão do Hospital das Clínicas.

“É a universidade dando sua contribuição não só na assistência, mas na produção de pesquisa e no desenvolvimento tecnológico”, enfatizou o médico Nilton Pereira Júnior, gestor do HC.

Os recursos para a execução do projeto foram obtidos junto à Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O reitor Valder Steffen Júnior destacou a iniciativa: “No momento da pandemia, a ABCM, embora seja uma associação científica, considerou disponibilizar um recurso e selecionar projetos espalhados pelo Brasil.”

Contribuem no projeto, com doação de insumos e materiais, empresas do setor de impressão e comunicação visual, como a GTMax, Criart Gráfica e Comunicação Visual e Top Acabamento Gráfico.