Projeto que oferecerá curso de inglês lança segunda chamada

Ação de extensão tem seis vagas para atuação voluntária de alunos da UFU em três áreas diferentes, por meio de laboratório virtual; inscrições até 25 de maio

Publicado em 15/05/2020 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Laboratório virtual 'ELLA' foi desenvolvido em 2019. (Arte: Reprodução)

A segunda chamada para seleção de estudantes voluntários de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em ação de extensão que ofertará curso de inglês para a comunidade interna e externa à UFU está aberta até dia 25/05. O projeto, registrado no Sistema de Informação de Extensão (Siex), está associado ao grupo de pesquisa Linguagem Humana e Inteligência Artificial, do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU), com a coordenação das professoras Simone Hashiguti e Cristiane Brito. Os estudantes inscritos tem que dispor de 12 horas semanais a partir de maio para a realização das atividades no Laboratório Virtual: English Learning Laboratory (ELLA).

O projeto, que pauta o ensino de inglês por meio da inteligência artificial do ELLA, terá três etapas de produção: aprimoramento do laboratório, fornecimento do curso e a melhoria do software. A maior parte do laboratório virtual foi desenvolvida em 2019. Em fase de aprimoramento, a oferta do curso, que visa ao desenvolvimento da oralidade na língua inglesa, será gratuita e voltada para toda a comunidade com mais de 18 anos de idade.

Estão disponíveis seis vagas para participação de discentes da UFU. São cinco vagas para os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Informação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações e Controle de Automação - todas com exigência específica de experiência em programação e conhecimento da língua inglesa. A vaga restante é destinada a um(a) estudante do curso de Relações Internacionais que possua fluência em língua inglesa.

Os interessados, além das exigências específicas, precisam possuir conhecimentos em informática e ter acesso a computador e internet em sua residência para realização das atividades. As inscrições podem ser feitas no e-mail giselly@ufu.br, mediante envio de documentos digitalizados em um único arquivo de formato PDF. Devem ser enviados: o requerimento de inscrição; carta de apresentação; RG e CPF ou Carteira de Estudante; Histórico Escolar e atestado de matrícula atualizados; Curriculum Vitae e as comprovações das informações elencadas no currículo.

O resultado será divulgado por e-mail no dia 29/05. A classificação levará em conta a pontuação da carta de apresentação e do currículo. As orientações gerais e também para a elaboração da carta de apresentação estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI. A previsão de término para o projeto é 31 de janeiro de 2021, mediante a certificação de participação voluntária na ação. Para mais informações, é possível entrar em contato através do próprio endereço de inscrição ou no e-mail do grupo de pesquisa: simone.hashiguti@ufu.br.

Palavras-chave: Laboratório Virtual inteligência artificial Língua Inglesa ELLA ILEEL