PET

UFU é primeira universidade federal mineira a ter um PET Direito

Em pouco mais de um mês de funcionamento do programa, diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão foram planejadas e realizadas

Publicado em 12/05/2020 às 17:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Imagem: Divulgação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criou o primeiro Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito de uma universidade federal em Minas Gerais. Ligado à Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis (Fadir/UFU), o programa é composto por 10 alunos do curso de Direito, selecionados por processo seletivo no segundo semestre de 2019, além do tutor, o professor da Fadir Raoni Bielschowsky. A criação do programa se deu a partir da proposta submetida ao Edital Prograd n. 03/2019, que criou dez novos grupos PET na UFU.

O professor Raoni Bielschowsky conta que esta iniciativa já era aguardada pelos alunos do curso. “A demanda por um grupo PET já era antiga na Faculdade de Direito da UFU e os motivos eram vários, especialmente considerando o sucesso e as inúmeras oportunidades geradas pelos grupos PET de nossa universidade”, diz. As atividades do programa começaram oficialmente em abril deste ano.

Segundo Bielschowsky, apesar do distanciamento social, diversas iniciativas foram realizadas em um pouco mais de um mês de funcionamento do PET Direito. “Realizamos reuniões virtuais internas para planejamento de lives e webinars sobre temas jurídicos e sociais com professores da UFU e convidados externos, preparamos material informativo com informações relevantes sobre medidas relativas à Covid-19 e os discentes deram início às suas pesquisas individuais, orientados por professores da UFU”, lista. A programação de webinars é disponibilizada no Instagram, no Twitter e no Facebook do programa.

Além das atividades realizadas durante a pandemia, Bielschowsky relata que o grupo também tem preparado ações para quando o distanciamento social for reduzido e as aulas voltarem: “Já começamos a planejar a organização de grupos de estudos; eventos, palestras e minicursos; atividades de extensão voltadas para a reinserção social de ex-detentos; promoção de cine-debates na UFU e em escolas da rede pública e privada; bem como outras ações relacionadas à diversidade, à promoção da igualdade e da saúde mental.”

Bielschowsky explica que participar do programa é importante para desenvolvimento acadêmico-científico dos alunos de Direito, que é essencial para uma boa formação prático-profissional. “O PET se junta a outras iniciativas da Fadir que têm o intuito de contribuir para a formação mais plural e crítica de nossos discentes, possibilitando outras formas de perceber o fenômeno jurídico, seu impacto e relação com a sociedade”, conclui.

Palavras-chave: PET Direito Fadir Programa de Educação Tutorial