Pular para o conteúdo principal
Extensão

UFU transmite lives sobre educação financeira

Especialistas do Núcleo de Educação Financeira também oferecem mentoria gratuita para pequenas empresas

Publicado em 26/05/2020 às 18:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A partir desta terça-feira, 26 de maio, o Núcleo de Educação Financeira da Universidade Federal de Uberlândia (NEF/UFU) realiza, semanalmente, lives sobre educação financeira, investimentos e empreendedorismo, pelo seu Instagram (@nef.ufu). Nesta terça, a partir de 19h28, a conversa é sobre “Oportunidades de investimentos na pandemia e a importância da diversificação”, com Dany Rogers, fundador e coordenador do NEF, e Renato Bertoldi, assessor de investimentos.

O NEF também tem oferecido mentoria financeira gratuita para pequenas empresas, para que organizem melhor sua gestão financeira durante a pandemia de Covid-19. Além disso, o núcleo reformulou seu site, http://portalnef.org/, e tem organizado o congresso on-line de finanças e investimentos pessoais Cofip20, a ser realizado de 13 a 16 de julho. As ações visam a alcançar a missão do NEF, que é “promover a emancipação financeira do indivíduo por meio da educação”. A programação dos eventos pode ser acompanhada pelo perfil do NEF no Instagram e pelo site.

 

Sobre o NEF

O Núcleo de Educação Financeira foi fundado em 2016, na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU), sob a coordenação do professor Dany Rogers. O NEF é composto por membros docentes e discentes da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces/UFU) e da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), e conta com parceiros de outras instituições de ensino e profissionais de mercado.

Os membros do NEF são docentes efetivos e especialistas em Educação Financeira da UFU, além de estudantes de graduação ou pós-graduação da universidade.

Segundo Dany Rogers, o objetivo do núcleo é pesquisar, produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos em educação financeira para a população, visando a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. “Nosso público são jovens e adultos economicamente ativos, que querem melhorar sua relação com o dinheiro, deixando de ser ‘gastadores’ para se tornarem poupadores e/ou investidores”, explica.

São diversas ações e pesquisas desenvolvidas dentro do núcleo. “Temos um projeto de empreendedorismo e educação financeira para crianças de baixa renda em uma escola pública de Ituiutaba e a Escola de Investidores, que é o agrupamento de cursos de curta duração ministrados pelo NEF”, aponta.

Dentre as pesquisas desenvolvidas pelo núcleo, Rogers destaca duas. Uma delas analisa a relação entre o bem-estar financeiro e a saúde e qualidade de vida do indivíduo; a segunda investiga a influência do crédito informal para pequenas empresas.

Mesmo durante a pandemia de Covid-19, o NEF continua desenvolvendo um livro em colaboração com professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de já ter publicado o e-book “Guia das Finanças Inteligentes”, disponível para download gratuito no site do núcleo.

Na página, também é possível encontrar mais informações sobre o núcleo, curadoria de sites especializados e de canais de vídeos, assim como dicas de cursos on-line, planilhas, e-books, aplicativos financeiros disponíveis gratuitamente na internet e artigos sobre educação financeira e investimentos.

Palavras-chave: Educação Financeira NEF lives COVID-19 investimentos

A11y