Luto

Andifes divulga nota de pesar pelo falecimento de Tomaz Aroldo da Mota Santos

Ele foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior nos anos de 1997 e 1998 e morreu nesta quinta-feira, dia 18

Publicado em 18/06/2020 às 12:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Em dezembro de 2019, ex-presidente da Andifes foi homenageado por ocasião dos 30 anos da associação. (Fotos: Divulgação/Andifes)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente Tomaz Aroldo da Mota Santos, na manhã dessa quinta-feira (18), em Belo Horizonte.

Primeiro reitor negro e defensor da universidade pública, Tomaz da Mota tinha 76 anos e foi presidente da Andifes entre 1997 e 1998, quando criou a Rede Negritude. Muito antes do sistema de cota racial ter sido implementado nas universidades, já defendia direitos e inclusão. Em sua ampla trajetória acadêmica, foi reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 1994 a 1998 e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) entre 2015 e 2016. O ex-reitor Tomaz da Mota era professor emérito da UFMG.

Deixa um legado, admiradores, amigos e muita saudade.

Palavras-chave: luto nota de pesar Falecimento Andifes ex-presidente Tomaz Aroldo da Mota Santos