Conheça o 'Jornal Diário de Ideias'

Experienciar, registrar e compartilhar

Publicado em 29/06/2020 às 12:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

O "Jornal Diário de Ideias" é uma iniciativa do Programa Diário de Ideias, programa institucional de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com a Escola de Educação Básica (Eseba) e a Diretoria de Comunicação Social (Dirco), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O jornal emerge no âmbito dos pilares que compõem o trabalho com o Diário de Ideias, que consiste em “Experienciar, registrar e compartilhar” e traz para a nossa universidade o contexto das vivências pela expressão da comunidade escolar da Educação Básica. Consiste em um jornal infanto-juvenil, de natureza virtual, que também poderá ser disponibilizado fisicamente (impresso).

Nosso objetivo é incentivar a aprendizagem criativa, colaborativa e ampliar formas de interação e expressão, por meio das diferentes linguagens e mídias. Além disso, o projeto busca, primordialmente, conceder espaço autoral e protagonista para o público infanto-juvenil, de modo a evidenciar sua participação e preservar a essência e a singularidade dos mesmos.

Como ações do "Jornal Diário de Ideias", propomos espaços de trocas de ideias entre estudantes, familiares, professores e demais membros da comunidade escolar que vivenciam a Educação Básica, trazendo ações como: oficinas, seminários e outras modalidades formativas, que contribuam para compartilharmos ideias do campo jornalístico.

Com periodicidade mensal, a estrutura do Jornal "Diário de Ideias" é segmentada em seções, que foram pensadas a partir do diálogo com a comunidade escolar da Educação Básica, sobre o que consideravam instigante e importante encontrar neste espaço. Cada seção guarda suas singularidades: ‘Linguagens’, ‘Ideias Brincantes’, ‘Pesquisação ’ , 'Práticas que transformam' e ‘Roda de conversa’.

Esperamos que todos(as) possam desfrutar deste espaço-tempo de aprendizagem e que possamos viver juntos experiências que nos movem a registrar e também compartilhar cada vez mais nossas ideias! Somos uma união!

Luciana Soares Muniz

Coordenadora-geral

Aqui se apresenta uma proposta vencedora e atual voltada para a aprendizagem da leitura e da escrita, aspectos estes de fundamental importância no Ensino Fundamental.  É vencedora porque sua coordenadora, Profa. Luciana Soares Muniz, é recipiente da Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, além de ter logrado o primeiro lugar nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil. É atual porque se dirige ao Ensino Fundamental, trazendo motivação, envolvimento e participação dos alunos, dos docentes e da família.

Assim, o “Jornal Diário de Idéias” acontece na forma de uma ação extensionista dentro do Programa Institucional de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU. É um jornal voltado para o público infanto-juvenil, com periodicidade mensal, que certamente haverá de promover e estimular a criatividade dos estudantes, mas também dos docentes e pesquisadores, e ainda das famílias e da própria sociedade.

A UFU aparece, portanto, como protagonista nesta iniciativa, extrapolando seus ambientes internos e chegando, mais uma vez, às escolas e à sociedade. Muito inspirador!

Valder Steffen Júnior

Reitor da Universidade Federal de Uberlândia

A Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Escola de Educação Básica (Eseba), desenvolve o projeto Diário de Ideias, cuja atividade possui grande relevância educacional. Essa ação é resultado de um trabalho inovador, reconhecido nacional e internacionalmente, de docentes e pesquisadoras da Eseba que atuaram na ressignificação das práticas didático-pedagógicas da escola em direção à criatividade, à inventividade e à capacidade de expressão de estudantes da Educação Básica.

É um projeto rico e bem sistematizado em bases científicas e marcos educacionais que tem como princípio o protagonismo, o incentivo da manifestação e a participação das pessoas envolvidas na aprendizagem das crianças. O engajamento da família, da comunidade escolar e da própria criança em seu processo educativo são bases fundantes da ação. O potencial revelado neste trabalho inovador contribui, fortemente, para que a extensão praticada na Eseba em parceria com a Proexc ganhe dimensão para além dos espaços institucionais, alcançando, também a formação de professores em Uberlândia e região.

Ademais, ações do programa como o "Jornal Diário de Ideias" visam a fortalecer o protagonismo infanto-juvenil, a partir da criação de espaços de comunicação, de interação e de partilhas vindas de muitas vozes: docentes, estudantes, comunidade escolar, família e sociedade em geral. O "Jornal Diário de Ideias" é uma GRANDE IDEIA!!

Hélder Eterno da Silveira

Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU

>>> Leia aqui a versão em PDF do Jornal de Ideias #1

Veja quem colaborou na construção do Jornal Diário de Ideias

Ação que integra o Programa Institucional de Extensão Diário de Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), em parceria com a Escola de Educação Básica (Eseba) e a Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Periodicidade mensal.

EQUIPE

Luciana Soares Muniz (Eseba/UFU)

Equipe de Jornalismo

Eliane Moreira (Dirco/UFU)