Pular para o conteúdo principal
Ideias Brincantes

Diversão e Aprendizado

Aqui você encontra dicas e ideias de entretenimento

Publicado em 29/06/2020 às 12:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

Capa do livro “Pirata de Palavras”

 

Lendo o Mundo

A nossa dica de leitura foi sugerida pelo Pedro Miguel, que trouxe o livro “Pirata de Palavras”, da autora Jussara Braga. Vamos conhecer um pouco sobre essa aventura!

Sobre o livro: Heitor é um menino que está sempre em busca de novas palavras e, por isso, sempre leva papel e caneta azul por onde passa. Ele imagina que, um dia, poderá criar uma grande aventura ao reunir as palavras que ele encontra. Porém, um dia Heitor descobre que aventuras e histórias não são só feitas de palavras, mas também de criatividade, sonho e fantasia. Assim, ele deixa de ser um pirata de palavras e se torna um pirata de aventuras! Este livro provoca o despertar da imaginação e o desenvolvimento de novas linguagens por meio do uso criativo de rimas e vocábulos.

Após a releitura do livro "Pirata de palavras", Pedro Miguel compartilhou com a gente suas impressões!

 

“Essas palavras que o Heitor aprendeu eu já sabia há muito tempo, agora, aprendi umas palavras novas, e a mais legal é Easer Eggs, que significa ovo de páscoa na tradução, mas que é uma palavra usada pelos gamers para indicar que tem uma surpresa especial no jogo. Eu descobri que tem Easter Eggs em filmes, agora fico procurando ....”

Pedro Miguel, 7 anos, Eseba/UFU

Sou um menino que gosta de ler, escrever, desenhar e no momento estou gostando muito de jogar videogame e assistir a vídeos no YouTube! Procuro qualquer coisa no YouTube, de receitas a como dar um mortal, mas amo mesmo os vídeos de videogame, principalmente Super Mário, Pokemon e Kirby. Sou alegre, inteligente e amo cuidar das pessoas. Ainda não sei o que vou ser profissionalmente, mas no momento isso não é tão importante assim, né? O que vale mesmo é brincar, estudar e ser feliz!”

 

Experiências

A nossa dica de experiência te mostra como fazer tinta caseira! O Asaph trouxe uma receita especial para compartilhar este experimento com vocês.

        

Asaph e sua irmã

“Sou um menino que ama desafios! Gosto de brincar de tiro ao alvo, assistir a desenhos e também pintar! Faço tudo isso na companhia da minha irmã e do meu irmão.”

         

Espaço Artístico

A estudante Sofia compartilhou conosco uma das suas canções favoritas. Vamos cantar e aquecer o coração?

Para ouvir junto, é só clicar no botão abaixo:

 

Sobre a música

A música "Um bem-te-vi’" faz parte do projeto Crianceiras, do músico Márcio de Camillo. O projeto traz dez clipes, quatro poemas interativos e ferramentas para criar desenhos e fotos, com base nas iluminuras de Martha Barros, filha do poeta Manoel de Barros. Uma boa notícia: Crianceiras virou um aplicativo para ser baixado gratuitamente em tablets e celulares. O app reúne dez poemas musicados e animados, um espaço para desenhar e muito mais!

Clique aqui para baixar o aplicativo!

 

Poesia que inspirou a música

Leve e macio

raio de sol

se põe no rio,

Faz arrebol…

Da árvore evola

amarelo, do alto

bem-te-vi cartola

e, de um salto

pausa envergado

no bebedouro

a banhar seu louro

pelo enramado

De arrepio, na cerca

já se abriu, e seca.

(Manoel de Barros)

 

Capa do CD

Após ouvir a música, a Sofia fez um desenho inspirado na canção. Veja como ficou:

“Nesta pintura eu representei o bem-te-vi sobrevoando, em cima da água, com raios de sol e brincando na água”

 

“Gosto muito de cantar e dançar, amo estar com os primos e amigos brincando, gosto de assistir a filmes e de animais. Tenho duas cachorrinhas de estimação, a Lola, e a Mel. Gosto muito de ir para a escola, inclusive estou sentindo muita falta de todos de lá. Faço aula no Conservatório e curso no bombeiro civil.”

 

 

Sessão Pipoca

A Maria Fernanda compartilhou com a gente um filme muito inspirador. Preparamos um resumo para você conhecer melhor essa aventura retratada no filme "Valente".

A princesa Merida, de cabelos ruivos, encaracolados e rebeldes, não aceita que seu destino seja pré determinado, de acordo com as regras da realeza, que definem que ela deve tornar-se rainha, ao lado do cavalheiro que disputará sua mão num torneio de arco e flecha. Ela desafia as tradições da família e, num momento de desentendimento com a mãe, Merida encontra uma bruxa, que atende seu pedido de mudar sua mãe. Agora... ela terá que ser valente para desfazer o feitiço e salvar sua família...

Maria Fernanda foi valente e encaminhou para o Jornal um registro criativo, inspirado no filme:

“Sou uma criança alegre e carinhosa. Gosto de brincar de boneca, amarelinha, pique-esconde, cobra cega e pega-pega. Minhas cores preferidas são rosa e azul”

 

Espaço Lúdico

Você gosta de criar suas brincadeiras? Aqui você terá sempre novas dicas para ser o próprio autor da sua diversão! Inspire-se na ideia criativa do Gustavo, que nos ensina a criar o twister.

Confeccionando o jogo

Vamos precisar de:

- papel sulfite

- lápis de cor

- caneta

- tesoura

- fita crepe

Construindo os Círculos:

Vamos pegar um molde redondo para fazer os círculos que ficarão no chão e que caibam a mão de um adulto. Faça seis círculos verdes, seis amarelos, seis azuis e seis vermelhos. Recorte-os e afixe-os no chão (utilizando a fita crepe), numa distância que dê para as crianças se esticarem para alcançá-las.

Construindo a Roleta:

Em uma folha sulfite, faça um círculo bem grande e, depois, faça pequenos círculos dentro, com suas respectivas cores e instruções (conforme a foto abaixo). Divida a roleta em quatro seções iguais, com seis círculos em cada, na seguinte ordem:

- círculo com a letra ‘T’

- círculo vermelho

- círculo verde

- círculo com uma nuvem

- círculo amarelo

- círculo azul

Cada seção representa a mão (direita ou esquerda) e o pé (direito ou esquerdo).

 

Regras do Jogo:

Por Gustavo

“Primeiro você gira a caneta. Se parar na bolinha verde que tem o pé direito, você coloca o seu pé direito em qualquer círculo verde. Se você girar a roleta e parar na bolinha que tem uma nuvem, você coloca a mão ou pé (depende de onde parar) para cima e só desce quando a roleta parar no membro que está levantado. Se cair na letra T, o jogador não precisa fazer nada, só esperar e rodar de novo. Mas, precisamos ter muito equilíbrio pra não cair, porque se encostar o joelho ou cotovelo no chão, perde e sai da brincadeira.”

 

A família do Gustavo nos contou:

“Gustavo adorou confeccionar o jogo e principalmente, brincar, pois ele gosta de brincadeiras que envolvem equilíbrio, tais como: andar de patinete e bicicleta, caminhar sobre paralelepípedos de calçadas etc. Além de outras brincadeiras e jogos como: jogos de memória, jogo da velha, pega-pega, esconde-esconde etc. Além disso, Gustavo adora futebol e natação.”

 

Palavras-chave: Ideias Brincantes Jornal de Ideias

A11y