Idioma

Jornal semestral é produzido em projeto de extensão da graduação em Letras da UFU

Escrito em Língua Francesa, o 'Journal Bonne Idée' chega à sua quinta edição apresentando informações do curso, da Covid-19, opinião e entrevistas

Publicado em 19/06/2020 às 18:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Jornal é inteiramente desenvolvido por professores e alunos do curso e também recebe contribuições de interessados

O Journal Bonne Idée faz parte de um projeto de extensão do curso de graduação em Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), que visa a divulgar as ações desenvolvidas no curso de Francês e questões de interesse global. Na última terça-feira, 16/06, foi lançada a quinta versão do jornal que, além do caráter informativo, tem o objetivo de envolver todos os alunos de Francês no projeto de elaboração para uma maior dimensão no aprendizado da Língua Francesa.

A coordenadora do projeto, Maria Stela Ochiucci, afirma que o jornal não poderia se resumir a uma atividade de sala de aula. “A atividade em questão tinha como objetivo aproximar os alunos da linguagem jornalística, lhes capacitando a escrever textos curtos em francês. Foi aí que discutimos a possibilidade de transformá-lo no jornal do curso de Francês da UFU”, conta.

O jornal Bonne Idée surgiu em sala de aula, na disciplina 'Leitura em Língua Francesa', no primeiro semestre de 2018. (Foto: Arquivo pessoal da coordenadora)

O nome do periódico surgiu da mesma forma. Em sala de aula os alunos foram convidados a sugerir possíveis nomes para o jornal e a escolha final foi resultado do voto da maioria. Por acreditarem ser uma boa ideia colocá-lo em circulação, foi escolhido Bonne Idée, que, em português, significa justamente uma boa ideia.

De acordo com as necessidades detectadas em classe, foram escolhidas as seções do jornal. “O trabalho feito com a criação de poemas gerou o 'espaço criativo' (espace créatif), a atividade proposta para divulgação de músicas e filmes franceses entrou na rubrica 'dica cultural' (avis culturel) e as opiniões pessoais tiveram também seu lugar na rubrica (textes d’opinion). Nesse sentido, houve uma adaptação das rubricas usualmente utilizadas na mídia impressa”, detalha a coordenadora do projeto.

Ochiucci reitera que ensinar uma língua estrangeira exige criatividade em atividades que instiguem e motivem os alunos para resultar em aprendizado. Diogo Nunes, que é o aluno do curso de Francês e responsável pela diagramação do jornal informa que nunca tinha tido experiência parecida. “Somente após a impressão do jornal, com ele em mãos, que o meu desinteresse inicial e minha insegurança cederam lugar à vontade de fazer parte do projeto, diagramando o jornal”, expõe.

Maria Stela Ochiucci e Camila López são as coordenadoras do projeto. (Foto: Arquivo pessoal da coordenadora)

Para Nunes, qualquer projeto com intuito de proporcionar ao graduando ser estimulado pela língua que ele aprende de forma alternativa e não somente limitado à sala de aula contribui para formação acadêmica. “Não sei precisar o quanto que o projeto influenciará na minha carreira profissional, mas eu torço que influencie, pois, para mim, o Journal Bonne Idée desafia muito a criatividade, e creio que não há docência eficiente sem inovação, sem ser criativo”, opina.

O diagramador do jornal afirma que é difícil mensurar a percepção pelo olhar dos outros, mas que o projeto obteve êxito ao conseguir envolver de alunos ingressantes a alunos concluintes do curso de Francês da UFU, como também membros da comunidade externa. Qualquer pessoa interessada pode contribuir com uma produção ou proposição de artigos, se aprovado pelo comitê editorial do jornal, segundo Ochiucci. Basta entrar em contato no e-mailcofran@ileel.ufu.br .

As quatro primeiras edições do jornal foram impressas e distribuídas gratuitamente. A partir deste ano, os lançamentos semestrais acontecem somente em versão digital, devido aos custos de impressão e à facilidade de compartilhamento na internet. É possível encontrar mais informações no Instagram do periódico e acessar todas as produções na página do curso de Francês, no portal do Ileel.

Palavras-chave: Journal Bonne Idée ILEEL Curso de Francês da UFU UFUContraOCorona