Laboratório de Geografia oferece cursos on-line em formato de grupos de estudo

Inscrições são gratuitas e os encontros virtuais são realizados semanalmente

Publicado em 30/06/2020 às 20:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Inscrições são gratuitas e as reuniões semanais serão feitas pelas plataformas Google Meet, Skype e RNP. (Imagem: Pixabay)

O Laboratório de Geografia e Educação Popular (Lagepop), vinculado ao Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), está oferecendo três cursos sobre diferentes temas, em formato de grupos de estudo. As reuniões começam nesta semana, mas os interessados podem se inscrever ao longo do semestre. Cada integrante receberá um certificado com horas proporcionais à participação das atividades propostas. As inscrições gratuitas são feitas no número (34) 9 9927-3763, pelo WhatsApp.

A professora Adriany de Ávila, membro fundadora do Lagepop, explica que a metodologia dos cursos é composta de leitura e discussão de artigos acadêmicos relativos à temática, além de escrita de textos autorais. As reuniões serão feitas pelas plataformas Google Meet, Skype e RNP.

Os cursos serão ministrados por Ávila e outros dois docentes do IG/UFU: Antônio Sampaio e Falcão Vasconcellos. Os projetos também recebem colaboração das professoras Ednéa Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e Dulce dos Santos, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Educação e Espiritualidade: Valores Humanos na Escola

Neste curso, a Espiritualidade será abordada visando a discutir quais são os conceitos que a definem hoje e como eles estão relacionados à busca de qualidade de vida e ao exercício da cidadania integral. O enfoque do curso, este ano, é os Valores Humanos na Escola; por isso, o Programa de Educação em Valores Humanos será debatido. Os encontros são realizados às sextas-feiras, das 18h às 19h30. As atividades do grupo serão realizadas de 3 de julho a 4 de dezembro.

Ensino de Geografia e Relações Étnico-raciais

O curso tem como principal objetivo discutir o racismo e o preconceito em relação à etnia e cor da pele que ainda se faz presente na sociedade brasileira, na escola, e na aula de Geografia. Os encontros são realizados às terças-feiras, das 18h às 19h30. O período das atividades do grupo é de 30 de junho a 4 de dezembro.

Ensino de Geografia e Inclusão Escolar

O curso tem como objetivo discutir a inclusão e a exclusão, buscando entender como trabalhar com estudantes com deficiências nos ambientes escolares comuns. Também tem como proposta fomentar debates e promover o compartilhamento de experiências entre os membros do grupo que atuam com a inclusão escolar ou que são estudiosos do tema. Os encontros são realizados às terças-feiras, das 19h40 às 21h10. As atividades do grupo acontecem de 30 de junho a 7 de dezembro.

Palavras-chave: cursos de extensão Lagepop Geografia