Adequação

Novas etapas do concurso da Ebserh para o HC-UFU serão virtuais

Avaliação de títulos e heteroidentificação estão com prazos abertos para recebimento de documentos

Publicado em 24/06/2020 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Adaptação foi realizada por conta da pandemia de Covid-19, para assegurar a saúde dos envolvidos. (Foto: Reprodução)

Estão abertas as etapas de prova de títulos e experiência profissional e de heteroidentificação do concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Por conta da pandemia de Covid-19, e como forma de evitar a contaminação, essas novas etapas não serão realizadas de modo presencial, mas à distância.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh, Rodrigo Barbosa, a forma de realização das etapas do concurso teve que ser atualizada para assegurar a saúde dos envolvidos. “Por conta do distanciamento social necessário nesse momento, tivemos que nos adaptar para realizar essas etapas do concurso. Assim, conseguimos avançar, mantendo a segurança e a transparência”, afirmou Barbosa.

Os candidatos que avançaram nas etapas anteriores têm até as 23h59 de 30 de junho de 2020 para acessar o site da Fundação Vunesp, organizadora do certame, para a realização do procedimento de heteroidentificação. O candidato deverá imprimir, preencher, assinar, anexar e enviar o formulário de confirmação da autodeclaração e, ainda, anexar cópia de documentos, foto e vídeo para a comprovação. Os critérios para gravação e envio do material estão disponíveis em edital.

Após a análise da “Comissão de Heteroidentificação”, será divulgado, na íntegra, nos sites da Fundação Vunesp e da Rede Ebserh, o resultado provisório da aferição, podendo haver recurso por parte dos candidatos, de acordo com o estabelecido no edital de abertura de inscrições de cada área.

Já os candidatos habilitados para a prova de títulos e experiência profissional, que ainda não anexaram a documentação exigida em edital, devem fazê-lo até as 23h59 de 30 de junho no site da Fundação Vunesp. Os candidatos que já realizaram o envio dos documentos anteriormente e que queiram complementá-los deverão informar essa condição. Os documentos digitalizados devem ser autenticados, conforme critérios estabelecidos em edital.

Saiba mais

Com um total de 36.010 inscrições homologadas, esse é o primeiro concurso realizado pela Ebserh para o HC-UFU. São previstas 804 vagas, sendo 216 para médicos em 65 especialidades, 475 para a área assistencial em 33 especialidades e 113 para a administrativa em 17 especialidades. As remunerações variam de R$ 2.170,22 a R$ 10.350,00, dependendo do cargo.

A realização do concurso público é uma das etapas previstas no plano de transição, após a formalização da adesão do HC-UFU à Ebserh, e que visa ao cumprimento de exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e portarias do Ministério da Educação (MEC), que tratam da substituição de contratados pelas fundações de apoio que prestam serviços aos hospitais universitários.

Sobre a Rede Ebserh

O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Palavras-chave: Concurso EBSERH HC UFU Hospital de Clínicas adequação avaliação de títulos heteroidentificação