Pular para o conteúdo principal
REPRESENTATIVIDADE

Perfil no Instagram divulga o trabalho das cientistas da UFU

Objetivo é promover os projetos e o cotidiano das mulheres que fazem ciência

Publicado em 23/06/2020 às 12:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Professora Amanda Danuello e as alunas de doutorado Gáveni Barbosa Valério e Letícia Masako Takahashi, em maio de 2019. (Foto: ARQUIVO - Alexandre Costa)

A página ‘Ciência de mulheres’ foi criada em 2019 por Daniela Franco Carvalho, docente do Instituto de Biologia (Inbio-UFU), pela bióloga Camila Siqueira e pela graduanda Rafaela Rossato da Silva. Para contribuir com o projeto, a pesquisadora pode encaminhar fotos, vídeos e um relato das vivências pessoais e científicas por mensagem direct ou para o e-mail cienciademulheres@gmail.com

Carvalho alega que, embora as mulheres sejam as responsáveis pela assinatura de 72% dos artigos científicos no Brasil, ainda faltam canais para ressaltar o cotidiano delas. Assim, o objetivo da página é dar visibilidade às ações das pesquisadoras da UFU como protagonistas da produção de ciência.

A professora espera que a página estimule o compartilhamento das atividades das pesquisadoras, a fim de formar uma rede de apoio entre mulheres. Carvalho também deseja contribuir para que “as pesquisadoras em formação possam se sentir acolhidas e valorizadas na carreira que desejam seguir, tanto na divulgação de projetos em andamento quanto por meio da troca de experiências com outras mulheres que estão imersas nesse universo da produção acadêmica”.

 

 

 

Palavras-chave: Mulheres Pesquisadoras Divulgação

A11y