Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

30/06/2020 - 14:30 - Atualizado em 06/07/2020 - 10:49
Portais UFU e Comunica contam com nova coluna
A partir desta terça-feira (30/06), o premiado projeto ‘Diário de Ideias’, da Eseba, passa a ter espaço fixo nas principais páginas da Universidade Federal de Uberlândia
por Autor: 
Hermom Dourado

Projeto coordenado pela professora Luciana Soares Muniz na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), o Programa Diário de Ideias é uma iniciativa que já foi reconhecida pelo Ministério da Educação como o melhor projeto voltado para a alfabetização de crianças do Brasil. Isso ocorreu no final de 2018, com a conquista da etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria “Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos)”.

Um dos desdobramentos do projeto é o “Jornal Diário de Ideias”, resultante de uma parceria entre a Eseba, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e a Diretoria de Comunicação Social (Dirco), e que está lançando sua primeira edição nesta terça-feira, 30 de junho. “Este jornal é uma ação de extensão que foi institucionalizada pela Proexc. O seu processo de produção será sempre pautado no trabalho coletivo e envolverá professores e professoras da Educação Básica, servidores e estudantes de graduação da UFU, entre outros. Nesta primeira edição, por exemplo, além de membros da comunidade escolar da Eseba, temos a participação de acadêmicos de Jornalismo, Ciência da Computação, Relações Internacionais, Psicologia e de profissionais e estagiários da Dirco e da Divisão de Formação Docente (DIFDO)”, enumera a coordenadora.

Ainda de acordo com ela, para organizar os processos e as publicações do jornal, que terá periodicidade mensal, serão feitos convites aos estudantes e também haverá espaço para o recebimento de sugestões, de forma geral, para todas as seções da publicação. “Este canal de comunicação estará sempre disponível no nosso site e estamos abertos à colaboração de todos os envolvidos e interessados com as temáticas da Educação Básica, tendo em vista toda a comunidade escolar que participa deste espaço-tempo de educação”, ressalta Muniz.

O resultado deste trabalho coletivo poderá ser visto em qualquer dispositivo com acesso à internet, bastando conferir a nova seção fixa dos portais da UFU e Comunica. “O ‘Diário de Ideias’ se destaca como uma iniciativa absolutamente relevante e inovadora, que já foi homenageada pela presidência da República e apresentada até mesmo no Canadá. É um projeto que não se limita à Eseba e à UFU. Com base em todos estes fatores e seguindo a nossa política editorial, julgamos pertinente concedermos este espaço fixo nos portais”, explica a jornalista Renata Neiva, atual diretora da Dirco.

O titular da Proexc, professor Hélder Eterno da Silveira, também é um entusiasta do projeto e avalia que este novo espaço é merecido e oportuno. “A nova coluna ‘Jornal Diário de Ideias’ é uma excelente IDEIA. Vai possibilitar que as crianças, familiares, comunidade escolar e toda a UFU conheçam os resultados cotidianos do trabalho protagonizado por estudantes da educação básica da Eseba. É uma ação que alia o que há de melhor na universidade: seus estudantes envolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão”, frisa. E acrescenta: “Ademais, ajuda toda a comunidade escolar da cidade de Uberlândia e região a propor inovações pedagógicas e novas proposições metodológicas. Igualmente, cria espaço para a construção de interações virtuais em tempo de pandemia. Em suma, este novo espaço nos portais é um ganho para a UFU, um ganho para suas crianças, jovens e adolescentes, um ganho para a Eseba e um ganho para a Educação Brasileira.”

 

Projeto originou um livro que foi lançado no último mês de março, com a presença de alunos da Eseba. (Foto: Arquivo/Milton Santos)

 

Editorias

Confira, a seguir, os nomes e propostas de cada uma das cinco seções fixas do “Jornal Diário de Ideias”:

- “Linguagens”: espaço que exibirá, por meio de diferentes linguagens, o universo infanto-juvenil; evidenciando e legitimando as múltiplas formas de expressão humana relacionadas ao gesto, à fala, ao desenho, à escrita, à literatura e às artes; linguagens aprendidas nas experiências de vida que envolvem as emoções, a imaginação, o pensamento e a linguagem. Esta seção conta com o campo da “Carta”, que também possibilita compartilhar com o outro, por meio do jornal, o mundo vivido por diferentes integrantes da comunidade escolar. Nela também poderão aparecer diversos gêneros, como reportagens, notícias, relatos, resenhas, artigos de opinião, cartas abertas e críticas, entre outros, sendo escolha do estudante a estruturação dessa expressão verbal. Importante ressaltar que as produções enviadas por essas crianças e adolescentes terão sempre a essência conservada, ou seja, os textos serão mantidos e publicados da forma que foram enviados. Essa seção incluirá também um link de acesso para sugestões de layouts de papéis de carta, caso o jovem queira utilizar para produzir seu texto.

- “Ideias Brincantes”: seção voltada inteiramente para o entretenimento – com sugestões pelos estudantes e/ou registros dos mesmos sobre cada item a ser publicado. Será fragmentada nas seguintes subseções: “Experiências”, que envolverá sugestões de atividades divertidas e de fácil realização como fazer massinha caseira ou receitas culinárias; “Espaço Lúdico”, em que serão disponibilizadas sugestões de diversos jogos, brincadeiras, atividades recreativas (buscando neste atual período trazer indicações que se encaixem nas condições de isolamento social); “Sessão Pipoca”, que trará um filme de longa ou curta-metragem; “Lendo o mundo”, com uma recomendação de conteúdo literário infanto-juvenil juntamente com informações sobre o autor da obra escolhida; e, por fim, o “Espaço Artístico”, com a busca pelo encontro do repertório que perpassa o contexto da comunidade escolar.

- “Pesquisações”: fundamental para contribuir com a investigação e divulgação de pesquisas desenvolvidas pelo público infanto-juvenil no âmbito da Educação Básica. Este espaço engloba a subseção “Você Sabia?”, que tem por objetivo trazer para o jornal curiosidades informativas que estimulem o conhecimento e a percepção social dos leitores, e a subseção “Refletindo...”, que, por meio de conteúdos diversos (tirinhas, charges, obras de arte), irá conceder um espaço para a publicação de reflexões dos estudantes.

- “Roda de conversa”: espaço de realização de conversações entre estudantes. Para promover essa ação, serão feitas rodas de conversa entre estudantes e/ou outros integrantes da comunidade escolar para diálogo com a equipe do Programa Diário de Ideias, que coordenará esse momento interativo. Os diálogos serão estimulados por um tema gerador e terão um desenvolvimento livre, ou seja, sem uma estruturação fixa, evidenciando a proposta de manter a autenticidade dos jovens, por meio da liberdade expressiva. Em suma, este será um espaço movido por uma ideia inovadora de conversação com os estudantes e/ou convidados de forma geral, rompendo com a ideia de apenas perguntas para serem respondidas, promovendo um diálogo em que podem ocorrer trocas de ideias entre os envolvidos na conversa. O diálogo será registrado/gravado em arquivo de áudio que vai ser convertido para formato de podcast (configuração que será utilizada para a publicação desta ação no jornal). Cada edição do jornal terá um novo episódio de podcast publicado. Importante ressaltar que uma roda de conversa, se o rendimento do diálogo for positivo, pode originar mais de um episódio de podcast.

- “Práticas que transformam”: espaço destinado à expressão dos familiares dos estudantes, bem como de outros membros da comunidade escolar, sobre temas que perpassam suas experiências cotidianas. Compõem esta seção uma diversidade de formas de registro e expressão, podendo ser relatos escritos, vídeos, imagens, gravações em áudios, dentre outros.

 

>>> Leia também:

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal