Extensão

Projeto da UFU realiza uma série de lives sobre a atuação do profissional biólogo

Ação prevê 50 lives, de uma hora cada, com participação de profissionais da área até dezembro deste ano

Publicado em 29/06/2020 às 12:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O LPB on-line surgiu em 2019 e teve sua execução iniciada em 2020. (Arte: Reprodução)

O projeto "LPB on-line", cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), é uma iniciativa do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU). A ação surgiu a partir da comemoração dos 40 anos da legalização da profissão do biólogo, por meio da Lei Federal nº 6.684 de 1979. O objetivo é divulgar as áreas de atuação do profissional biólogo e popularizar os cursos de Ciências Biológicas. O espaço de apresentação e debate, no YouTube, para esclarecimento de dúvidas junto às comunidades acadêmica e civil já conta com 168 inscritos e mais de 400 visualizações.

Os temas pautados são rotativos entre três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde, que possuem, respectivamente, 47, 16 e 26 áreas de atuação. As apresentações contam com a participação do corpo docente e com cinco discentes, sendo dois bolsistas do Pet Bio Pontal, do curso de Ciências Biológicas do Campus Pontal, envolvidos na equipe organizadora. Os profissionais biólogos também marcam presença como convidados.

Luciana Calábria, docente colaboradora do projeto, afirma que neste momento de pandemia a participação discente é fundamental para manutenção do vínculo com a universidade. “Não podemos esquecer que essas ações remotas contam como atividades acadêmico-científico-culturais e enriquecem a formação em diversos aspectos. Além disso, possibilitam esclarecer os estudantes do Ensino Médio que pleiteiam ingressar em uma universidade sobre a atuação do profissional biólogo”, comenta.

Nesta segunda-feira (29), a quinta live do projeto apresenta o tema 'Ensino e Formação de professores', com a participação dos professores Ayanda Lima e Sandro Prado. (Arte: Reprodução)

Até dezembro de 2020 serão realizadas em torno de 50 lives com emissão de certificado, sendo duas por semana, com horários variados atendendo a disponibilidade dos convidados e as sugestões do público. A divulgação é realizada pelo Ciências Biológicas - UFU/Icenp no Facebook, no site do Icenp/UFU e no próprio Canal LPB on-line.

Quem quiser mais informações pode entrar entrar em contato diretamente com o coordenador do projeto, Alexandre Rezende, pelo e-mail: azenha@ufu.br .

Palavras-chave: Projeto LPB on-line Ciências Biológicas Profissional biólogo ICENP UFUContraOCorona