Ações Emergenciais

UFU divulga Relatório de Ações de Transição Covid-19

Documento apresenta resultado da pesquisa com a comunidade universitária e diretrizes para a universidade no período de pandemia

Publicado em 25/06/2020 às 18:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou nesta quinta-feira, 25/06, o Relatório de Ações de Transição Covid-19. O documento apresenta o contexto de atuação da universidade no período de pandemia e os resultados da Pesquisa Monitoramento à Covid-19, realizada junto à comunidade universitária.

A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho com estudantes, docentes e servidores técnico administrativos e contou com 13.714 participantes.

Dados relacionados à faixa econômica e etária, integração em grupo familiar em risco e acesso remoto e equipamentos foram abordados e serão norteadores das deliberações dos diversos conselhos da universidade.

“O resultado da pesquisa nos ajuda a compreender os momentos de transição. Um instrumento importante para a nossa decisão”, avalia o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici Neto.

Plano de Ação

O relatório apresenta ainda proposta formatada pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU.

Com base no diálogo com diversos setores da universidade e análise de cenários em outras instituições de ensino superior foram propostas três fases de transição:

• Fase 1 - Ações Remotas Emergenciais: de curto prazo, cujo objetivo é definir as diretrizes de atuação de forma remota;
  • Fase 2 - Ações híbridas (entre o remoto e o presencial): de médio prazo, em que serão definidas atividades acadêmicas e administrativas que serão remotas ou presenciais;
  • Fase 3 - Ações presenciais: etapa de consolidação com o retorno das atividades presenciais e respeitando as orientações das autoridades sanitárias

As informações apresentadas no Relatório e os dados da pesquisa devem ser considerados na reunião do Conselho de Graduação que acontece nesta sexta, 26/06, e que terá como pauta o Calendário Acadêmico da Graduação e recomendações para atividades remotas emergenciais.

Para consultar as ações que já foram realizadas pela universidade, propostas de transição e resultados gerais da Pesquisa de Monitoramento à Covid-19 acesse o Relatório de Ações de Transição

Palavras-chave: UFUContraOCorona COVID-19 pandemia gestão relatório