Extensão

Alunos de Medicina produzem vídeo explicativo sobre 'Médico da Família e Comunidade’

Iniciativa busca esclarecer questões relacionadas a esse profissional, que está presente na vida de milhares de brasileiros

Publicado em 31/07/2020 às 12:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Coordenado pela professora Fernanda Nogueira e produzido por quatro alunos de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o vídeo “(Re)conhecendo o Médico da Família e Comunidade” foi inspirado em um trabalho realizado pelos estudantes durante o quarto período do curso, no segundo semestre de 2019. No vídeo, três médicos de família buscam explicar quem é, onde trabalha e qual a importância desse profissional - confira, clicando na imagem abaixo.

Produção do vídeo foi inspirada na experiência que os estudantes vivenciaram durante um trabalho, no segundo semestre de 2019. (Imagem: Divulgação)

Nayani Alves, estudante de Medicina da UFU e roteirista do vídeo, explica que a ideia partiu de uma atividade de intervenção realizada no Centro de Saúde Escola Jaraguá, que é vinculado ao Hospital de Clínicas da UFU e também é conhecido como "Postinho do Jaraguá". O intuito da ação era promover educação em saúde no local; por isso, foram levantadas as demandas dos moradores que eram ali atendidos e identificou-se que a principal delas era o desconhecimento da figura do médico da família e comunidade.

“Na época, realizamos uma atividade em um dia para ter um diálogo sobre as funções desse médico. Devido à pandemia, pensamos que essa ação deveria continuar e vimos no vídeo uma alternativa”, relata Alves. Para os estudantes, o formato audiovisual se apresentou como uma maneira de alcançar um público maior, por meio de uma linguagem acessível e de fácil entendimento.

Palavras-chave: Medicina HC-UFU médico da família Vídeo