Colocação

Em ranking, UFU fica em 55º lugar na América Latina

Instituição foi a 29ª melhor avaliada entre as 61 universidades brasileiras incluídas na lista

Publicado em 07/07/2020 às 16:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais são alguns dos itens checados na avaliação (foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou em 55º lugar no THE Latin America University Rankings 2020, divulgado nesta quarta-feira, 7/7. No ranking, é a primeira vez que a UFU figura na lista das principais universidades da América Latina e Caribe.

Na página de internet do THE Latin America University Rankings 2020 a estreia da UFU entre as melhores é descrita como “a principal novidade da tabela”. Em 2020 foram avaliadas 166 instituições de 13 países.

A inclusão da UFU no ranking é resultado de um trabalho interno dedicado a recolher as informações para a avaliação. Em 2019 uma comissão foi criada para discutir o assunto.

São levados em conta 13 indicadores de desempenho constantes do THE World University Rankings, porém adaptados para as características das universidades da América Latina. Ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais são alguns dos itens checados na avaliação.

O Brasil é o país mais representado na tabela, com 61 instituições. Entre as brasileiras, a UFU foi a 29ª melhor avaliada. Na classificação geral, a Pontifícia Universidade Católica do Chile ficou em em 1º e as brasileiras Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp) ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Clique aqui para verificar o ranking.

Palavras-chave: ranking universidades américa latina UFU