Estudantes competem em evento nacional com projetos sociais

Time Enactus UFU concorre com duas propostas para soluções sustentáveis

Publicado em 09/07/2020 às 14:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Time Enactus UFU participará com dois projetos. (Foto: divulgação/Enactus UFU)

Alunos de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão participar do Evento Nacional Enactus 2020 (Eneb), que será realizado de forma virtual de 14 a 16 de julho. Durante o encontro, os alunos apresentarão projetos de empreendedorismo social jovem.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1975 e que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades.

O time formado na UFU é composto por 21 integrantes de nove cursos. Eles vão apresentar dois projetos que já estão sendo desenvolvidos.

Um deles é o Bread & Bug. O seu objetivo é inserir, na agricultura de pequena produção, a criação do besouro tenébrio (Tenebrio molitor) como alternativa de fertilização do solo. O excremento do inseto, rico em nutrientes, pode ser utilizado como adubo orgânico.

O outro projeto é o Aroeiras. Seu objetivo é empoderar mulheres e gerar renda por meio da fabricação e venda de produtos que utilizam tecidos residuais de indústrias e de lojas têxteis, tendo um impacto positivo no meio ambiente.

Os times de estudantes de todo o país terão 12 minutos para apresentarem suas soluções empreendedoras e alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Executivos que atuam como juízes vão escolher a equipe que representará o Brasil na Enactus World Cup.

Liderança

O graduando Bruno Vasconcelos, do curso de Engenharia Mecânica, preside o time da UFU e está entre os 10 finalistas do Prêmio Universitário do Ano DSM 2020. Foram avaliados a liderança consciente, paixão, geração de valor, colaboração e engajamento dos 32 inscritos de 15 estados diferentes do Brasil. Ele concorre  ao prêmio nacional por meio de interações nas redes sociais.

Mais informações: Facebook e Instagram.

Palavras-chave: empreendedorismo Enactus estudantes competição projetos