30/07/2020 - 14:51 - Atualizado em 04/08/2020 - 16:17
Matrículas abertas para as Atividades Acadêmicas Remotas
Estudantes de graduação têm até o dia 03/08 para confirmar participação; cadastro é feito no Portal do Estudante
Cristiano Alvarenga

Começou nesta quinta-feira, 30/07, o período de matrículas nas Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O prazo para fazer a inscrição nas disciplinas estará aberto até o dia 03 de agosto.

O processo de matrícula é feito no Portal do Estudante, utilizando o e-mail institucional e a respectiva senha cadastrada. As aulas na Etapa 1 do Período Letivo Especial serão realizadas de 10 de agosto a 10 de outubro.

Entenda como funcionam as AARE

Serão ofertadas disciplinas teóricas e práticas, desde que possam ser realizadas de forma remota, via on-line. As ferramentas utilizadas podem ser síncronas, com interação simultânea (lives, por exemplo) e assíncronas (que não há necessidade de que professor e estudantes estejam conectados ao mesmo tempo). A carga horária máxima permitida aos estudantes matriculados é de 34 horas semanais.

Para apoiar a participação de estudantes em vulnerabilidade econômica, a UFU lançou edital específico para aquisições de pacote de dados e de equipamentos eletrônicos. O Programa de Inclusão Digital está com inscrições abertas (veja como participar).

A participação nas AARE é voluntária e não prevê trancamentos nos períodos letivos especiais. Em caso de reprovação em alguma disciplina, o histórico do estudante terá a informação de “sem aproveitamento”; assim, não haverá prejuízo no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA).

É importante que os estudantes mantenham atualizado o e-mail institucional, uma vez que o cadastro nas plataformas de ensino será por meio deste endereço eletrônico.

As AARE foram aprovadas pelo Conselho de Graduação (Congrad) e prevêem dois períodos letivos em 2020 (acesse a Resolução).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.