Pular para o conteúdo principal
Nutrição

Pesquisa com estudantes quer saber o sentido do 'comer emocional' no período de isolamento social

Interessados poderão fazer a inscrição até 22 de julho

Publicado em 10/07/2020 às 11:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O programa "Desenvolvendo Mindfulness em 8 semanas", vinculado à pesquisa "Os sentidos e significados do comer emocional, em período de isolamento social", quer entender como está sendo esse momento de isolamento, no que tange aos aspectos alimentares e emocionais da comunidade acadêmica.

 

Neste primeiro momento, a pesquisa vai abranger 60 estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O programa tem à frente as professoras Marina Rodrigues Barbosa (UFU), Fernanda Rodrigues Pena Forte e Flávia Gonçalves Micali (UFTM), além da  graduanda em Nutrição Brenda Ramos (UFU). Os estudantes interessados em participar deverão fazer uma pré-inscrição até 22 de julho e, posteriormente, a confirmação - que ocorrerá dos dias 23 a 31 de julho. O programa terá início no dia 3 de agosto e será desenvolvido durante oito semanas. 

“Além de  identificar na comunidade acadêmica os sentidos e significados que estão sendo ressaltados, atribuídos no âmbito que abarca toda relação com o comer diante do momento atual, o programa também quer apontar a prática de Mindfulness como caminho para o autoconhecimento e maneira de lidar com as emoções nesse período em que estamos vivendo”, explica a professora Marina Rodrigues. O serviço será ofertado de forma gratuita e on-line a estudantes devidamente matriculados na UFU ou na UFTM.

De acordo com a professora, uma das referências importantes e bastante atual de Mindfulness  - que, na tradução literal, significa  "atenção plena" -, é Jon Kabat-Zinn, um médico especialista ocidental, fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts. Ainda, conforme Rodrigues, “Mindfulness é estar completamente desperto em nossas vidas. Trata-se de perceber a requintada vivacidade, de cada momento. Também obtemos acesso imediato a nossos poderosos recursos internos para insight, transformação e cura”. No programa, os voluntários participarão de encontros que serão realizadas por meio de práticas meditativas, corporais e de concentração, contando com um profissional especialista em saúde mental para dar suporte, caso haja necessidade.

Para participar do projeto, o estudante interessado também precisa ter acesso à internet, pois as atividades serão virtuais, com uso da plataforma Google Meet. Os candidatos devem, ainda, possuir disponibilidade para participar das reuniões do grupo durante as oito semanas, com encontros de duas horas, uma vez na semana (na tarde de segunda-feira ou manhã de quinta). "A primeira etapa consiste em preencher o formulário de inscrição e esperar pela nossa resposta", finaliza Marina Rodrigues.

Palavras-chave: Nutrição pesquisa Mindfulness

A11y