EDUCAÇÃO

CEaD amplia apoio à realização das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE)

Capacitação, ferramentas gratuitas e Guia Didático estão disponíveis para a comunidade universitária

Publicado em 07/08/2020 às 12:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (CEaD/UFU), responsável pela gestão dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da universidade, ampliou o conjunto de recursos oferecidos à comunidade acadêmica com publicação do Guia Didático para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE).

De caráter didático-pedagógico a publicação orienta alunos, professores e técnicos administrativos para o uso da plataforma Moodle, complementando a qualificação tecnológica já disponível aos três segmentos. Para aprofundar em recursos específicos, o CEaD criou uma comunidade online para que professores possam compartilhar dúvidas e experiências relativas às AARE. A comunidade pode ser acessada via portal do Moodle/CEaD/UFU e a chave de inscrição está disponibilizada no Guia.

Dentre os recursos tecnológicos já disponíveis a alunos, docentes e técnicos administrativos da UFU, encontra-se:

Office 365 da Microsoft – oferecido gratuitamente aos três segmentos acadêmicos

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle - plataforma utilizada para o desenvolvimento dos cursos a distância e como base de apoio às atividades de cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Capacitação

Em conjunto com a Divisão de Capacitação (Dicap) e a Diretoria de Ensino (Diren), o CEaD oferece capacitação a estudantes, docentes e técnicos administrativos quanto ao uso das ferramentas para ensino remoto nas atividades acadêmicas da universidade.

Para docentes

Microsoft Teams para Docente no Ensino Remoto

Como configurar meu curso EaD

Conhecendo minha nova sala de aula

Modelo orientador para Ensino Remoto UFU - Fundamentado pelas melhores práticas didático-pedagógicas disponibilizadas pela literatura atual, o CEaD/UFU criou o Modelo Orientador para Ensino Remoto que auxilia professores e colegiados de curso na tomada de decisão quanto ao uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino remoto.

Para docentes e técnicos administrativos

Moodle para Atividades de Ensino Remota

Reuniões Virtuais e Conferências Web Mconf - HTML 5.

Guia Didático para Atividades Acadêmicas Remotas (AARE)

Para estudantes, técnicos administrativos e docentes

Microsoft Teams: manual que detalha a plataforma Office 365 Educação

Palavras-chave: AARE Guia Ditático Microsoft Teams CEaD UFU