Pular para o conteúdo principal
Ciência

Coluna de Ciência traz notícias de divulgação científica de agosto

Reunião virtual da SBPC, Ciência em Libras e o melhor periódico da UFU são destaques

Publicado em 25/08/2020 às 14:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

 

SBPC

Por conta da pandemia de Covid-19, a 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será completamente virtual e estendida durante todo o segundo semestre de 2020.

As matrículas para os WEBMinicursos que serão realizados em setembro já estão sendo feitas e o prazo termina no dia 28 de agosto. Eles terão aulas gravadas e ao vivo. Haverá outros WEBMinicursos, que serão programados para os meses seguintes.

As conferências, painéis e mesas-redondas ocorrerão em setembro (1º a 4), outubro (6 a 9), novembro (3 a 6) e dezembro (1º a 4) no canal do Youtube da SBPC. Também estão programados o SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência, com atrações, aos sábados, para todas as idades. O tema deste ano é “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”.

 

Periódico

Conforme as métricas de 2020 divulgadas pelo Google Acadêmico para periódicos, a Bioscience Journal é a revista da UFU mais bem pontuada, com índice H5 igual a 14. O H5 é um índice que mede as citações que uma revista recebe, ou seja, o seu nível de influência.

“Esse índice é importante porque ele mostra a aceitação da revista dentro dos pares, ou seja, dentro das outras revistas. Então, quanto mais alto o índice, mais essa revista está se destacando em relação às outras revistas da área ou de uma grande área”, explica o diretor da Editora da UFU (Edufu), Guilherme Fromm.

A Bioscience Journal é uma revista eletrônica multidisciplinar chancelada pela Edufu destinada à publicação de artigos científicos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

 

Biodireito e Direitos Humanos

Foto: Heudes Regis/Fotos Públicas

Vai até 30 de agosto o prazo para alunos da UFU, principalmente das graduações em Direito, Medicina, Biomedicina, Biologia e Relações Internacionais, se inscreverem para a atividade “Pesquisa Biodireito e Direitos Humanos nos Tribunais Internacionais”, coordenada pela docente Cláudia Loureiro (crmloureiro@gmail.com), da Faculdade de Direito. Também há vagas para a comunidade externa.

O objetivo da docente é a realização de pesquisa na Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Corte Europeia de Direitos Humanos e na Corte Africana de Direitos Humanos para a produção científica e publicação de artigo. Mais informações estão disponíveis no edital e no perfil do Instagram (@biodireitoedireitoshumanos).

 

Ciências em Libras

Uma educação inclusiva e que possa atender às necessidades de pessoas surdas é um desafio. Com essa certeza em mente, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou um manual de Libras para as disciplinas de Ciências e Biologia ministradas em escolas.

O objetivo dos autores é criar sinais para os termos de Ciências que não existem em Libras, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento. O material é útil não apenas para as pessoas surdas, mas também para professores, intérpretes e instrutores de libras.

O “Manual de libras para Ciências: a célula e o corpo humano” pode ser baixado gratuitamente da página da Editora da UFPI.

 

Artigo

Antônio Eduardo da Hora Machado, Carolina Gonçalves Oliveira e Antônio Otávio Toledo Patrocínio, docentes do Instituto de Química da UFU, colaboraram com uma pesquisa publicada na revista Dalton Transactions  – que traz artigos originais sobre química bioinorgânica, organometálica e de materiais.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), poderá contribuir para o tratamento de câncer.

 

Podcast

Os professores Juliana Bom-Tempo (Instituto de Artes) e Ivan Ribeiro (Instituto de Letras e Linguística), da UFU, e o músico e artista visual Vaine, aluno da nossa instituição, são os convidados do podcast Ciência ao Pé do Ouvido de agosto.

Eles revelam o que há por trás do tema “Arte para viver”, sugerido pela produção do programa de divulgação científica da UFU. Quem ainda não ouviu não pode deixar de conferir.

 

Jornalismo científico

Desde março, a Diretoria de Comunicação Social da UFU está em trabalho remoto por causa da pandemia, com os jornalistas e estagiários mantendo contato constante com os cientistas da universidade. Confira o que foi publicado sobre pesquisas no Comunica UFU em agosto:

 

Conexão Erê oferece orientação e suporte pedagógico para pais durante a pandemia

O que a ciência já sabe sobre antivirais para tratamento de Covid-19?

E-book aborda saúde de pessoas com lesão na medula

Medalhista testa equipamento de personalização de cadeiras de rodas

Reunião na UFU define criação de Centro de Tecnologias Assistivas e Doenças Raras

Conheça a história e a natureza de Uberlândia no novo Atlas Escolar da Edufu

Laboratório da UFU imprime peças de metal na água

Fala Ciência: para bom cientista meia palavra não basta

Você sabia que as formigas são cupidos importantes para a reprodução das plantas?

Estudo da UFU sobre primeiras linhagens do coronavírus será publicado na Scientific Reports

Conselho altera calendário da pós-graduação

CNPq financia 100 novas bolsas de iniciação científica para UFU

Projeto ‘Somos’ lança pesquisa para entender violência contra população LGBT+ em Uberlândia

Professores da UFU participam da campanha ‘Heróis da Ciência’

 

Divulgue a sua ciência no Leia Cientistas

Se você faz parte da comunidade UFU, compartilhe a sua pesquisa por meio do Comunica UFU! Saiba mais sobre como participar em: comunica.ufu.br/node/14829. Confira os textos que já foram publicados em: comunica.ufu.br/topicos/leia-cientistas. Veja o que saiu no último mês:

 

Biodireito e Direitos Humanos

Uma análise da média móvel de Covid-19 em Uberlândia

Você sabe por que seu cão gosta de rolar na carniça?

 

Veja ainda pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação em agosto:

 

Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia Mecânica/UFU resultou em equipamento para personalização de cadeiras de rodas de corrida (foto: Alexandre Costa)

 

TV Integração / Globo

Para-atleta do Time Brasil testa nova cadeira de rodas de corrida em Uberlândia

Tecnologia de baixo custo para cadeira de rodas de corrida será testada em Uberlândia

Estudo da UFU aponta aumento no número de mortes em domicílio por causas respiratórias e cardiovasculares em MG

Estudo da UFU aponta aumento no número de mortes domiciliares no estado em 2020

Ex-aluno da UFU utiliza arquivos da universidade e descobre nova espécie de rã em Goiás, que foi batizada de Cora Coralina

 

VivaBem UOL

Estudo mostra que pitadas de canela podem reduzir inflamações pelo corpo

 

Minas Faz Ciência Infantil

Formigas são cupidos das plantas?!

Música feita na cozinha

 

Brasil de Fato

Estudo mostra que 102 pessoas diferentes trouxeram o coronavírus ao Brasil

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

Palavras-chave: Divulgação Científica Coluna de Ciência agosto Ciência

A11y