Práticas que transformam

Conheça a Biblioteca Setorial da Eseba

Acervo contribui na formação de nossas crianças e jovens

Publicado em 31/08/2020 às 21:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

Ler é exercitar a imaginação e cultivar a criatividade. Por isso, hoje, trataremos a respeito de dois pontos fundamentais a esse tema: o incentivo à leitura e o contato dos estudantes com a literatura no âmbito escolar da Eseba! A Biblioteca Setorial da Eseba (Sebeb) é integrante do Sistema de Bibliotecas da UFU e atende tanto a comunidade escolar da Eseba – da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA) –, quanto a comunidade acadêmica da UFU. Além de ser aberta, também, à comunidade externa – neste caso, para consultas.

É na escola que a criança tem mais contato com a leitura e a escrita. Desse modo, a Sebeb é um difusor de conhecimento e cidadania, pois promove, em parceira com os professores da instituição, o acesso e o estímulo à leitura, apoiando o ensino pedagógico e o aprendizado, com o objetivo de formar novos leitores e cidadãos críticos.

Atendimento para todas as idades

Pensando na utilização da biblioteca no cotidiano dos alunos, criou-se nos espaços da Sebeb um ambiente agradável, equipado com móveis coloridos e adequados a esse propósito, além de um acervo rico e diversificado. Essa estrutura, somada a uma equipe dedicada, composta atualmente por seis servidores, provoca nos nossos alunos o gosto pela leitura e o incentivo à pesquisa, tendo em vista que o acervo é sempre atualizado.

O acervo da Sebeb conta com mais de 22 mil livros, distribuídos em diversas categorias: literatura infantil, literatura estrangeira, contos, poesias, crônicas, história em quadrinhos (HQ), romances, trava-línguas, clássicos, gramáticas, dicionários, livros paradidáticos em diversas áreas do conhecimento, além de CDs, DVDs, jornais, revistas, gibis e muito mais. A biblioteca possui, ainda, obras em braile, com fonte ampliada, audiolivros e material em Libras. Como apoio aos alunos, a Sebeb dispõe ainda de três notebooks, 40 e-readers e um computador para pesquisa e/ou digitação de trabalhos, com acesso à internet.

O empréstimo de livros e obras audiovisuais na Sebeb é totalmente informatizado. Isto é, o aluno, além de ter a possibilidade de empréstimo de todo o acervo disponível, por meio da sua carteira de usuário, pode acessar no site da biblioteca o seu histórico de movimentações. Ademais, a biblioteca da Eseba desenvolve, ao longo do ano letivo, alguns projetos com a finalidade de solidificar temas que são trabalhados em sala de aula, além de alguns eventos culturais.

Jogos e dinâmicas

Apresentamos no início de cada ano letivo vídeos educativos informando aos alunos as regras para a utilização do espaço, além de treinamentos para pesquisa no sistema e localização de obras no acervo. Além disso, ao longo do ano, são desenvolvidas atividades como: contação de histórias com a presença de convidados, encenação teatral da equipe para ilustrar determinadas obras, projeção de histórias em slides/retroprojetor, varal de poesias, varal de ideias, dobraduras, jogos (quiz), músicas e brincadeiras.

Equipe Biblioteca no "Arraiá"

Equipe da Biblioteca no 'Arraiá'

Em algumas datas específicas, como o Dia Nacional do Livro Infantil, a Semana da Biblioteca, a Semana do Folclore etc., é utilizado um mix de atividades, propiciando aos nossos alunos-leitores momentos agradáveis e descontraídos de conhecimento, que são trabalhados em sala de aula pelos professores. O resultado dessas atividades é afixado em um mural para a divulgação não só do projeto desenvolvido, mas também da participação dos alunos a partir de desenhos e/ou histórias produzidos por eles de acordo com o tema proposto.

Contação de Histórias

Aproveitamos este espaço para agradecer a presença de nossos assíduos leitores; a parceria dos professores e acadêmicos da UFU; além dos pais e/ou responsáveis. Além de agradecer, também convidamos para que venham conhecer o espaço da biblioteca e todo o acervo disponível para atender e contribuir na formação de nossas crianças e jovens.

Palavras-chave: Biblioteca Eseba Práticas que Transformam