Debates entre candidatos a reitor da UFU ocorrerão nos dias 1º e 15 de setembro

Programas serão transmitidos ao vivo pela TV e Rádio Universitária e nas redes sociais. Público já pode enviar perguntas para comissaoeleitoral@ufu.br

Publicado em 28/08/2020 às 11:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Regras para os debates foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). (Foto: Marco Cavalcanti)

Os debates entre os candidatos a reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) serão realizados nos dias 1º e 15 de setembro no estúdio da TV Universitária (TVU), no Campus Santa Mônica. Caso haja segundo turno, um terceiro debate será realizado no dia 22/9. Os programas serão exibidos ao vivo, das 19h às 21h15, pela TVU (canal 4.1), pela Rádio Universitária (107,5 FM) e nas páginas da UFU no YOUTUBE e no FACEBOOK

A escolha de reitor e vice-reitor na Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota será realizada entre 10h e 23h59 do dia 17 de setembro e, caso seja necessário um segundo turno, no dia 24 do mesmo mês. O resultado vai subsidiar a elaboração das listas tríplices pelo Conselho Universitário (Consun) que serão enviadas ao Ministério da Educação para nomeação dos principais gestores da universidade no período 2020/2024.

As regras para os debates foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). Serão seis blocos em cada debate. O primeiro será destinado a apresentações do processo eleitoral, das regras do debate e das chapas concorrentes.

No segundo bloco os candidatos farão perguntas entre si sobre temas livres, com direito a réplica e tréplica. O terceiro bloco será semelhante ao segundo; porém, os temas serão sorteados dentre os previamente escolhidos pela Comissão de Ética Eleitoral. As perguntas, sobre temas gerais da universidade e que serão respondidas por qualquer um dos candidatos, já podem ser enviadas para o e-mail comissaoeleitoral@ufu.br.

O quarto bloco terá perguntas sobre os campi avançados - elaboradas pela comunidade universitária dos campi Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas. Elas também já podem ser enviadas para o e-mail da Comissão Especial (comissaoeleitoral@ufu.br) para sorteio antes do início do debate.

No quinto bloco os candidatos também responderão perguntas enviadas pelo público para o e-mail da Comissão Especial, que as sorteará. Este bloco também terá perguntas que serão elaboradas, durante os dois primeiros blocos do debate, pelo público por meio das páginas da UFU no Facebook e no YouTube.

No sexto e último bloco cada candidato fará suas considerações finais. Todas as perguntas serão avaliadas pela Comissão de Ética Eleitoral. Mais informações sobre a consulta eleitoral estão disponíveis na página www.consultaeleitoral.ufu.br.

Três chapas* disputam a preferência de alunos, técnicos administrativos e docentes da UFU:

Chapa: uFUTURO

• Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)
  • Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

Chapa: ComUnidade UFU

• Reitor: Helvecio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)
  • Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

• Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)
  • Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor.

Palavras-chave: consulta eleitoral debates regras TVU RTU comissão redes sociais Rádio REITOR vice-reitor