#UFUemCasa

'Jovens Programadores' oferece curso remoto de programação de computadores

Vagas são para alunos da rede pública de Monte Carmelo, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia

Publicado em 17/08/2020 às 11:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Programa Jovens Programadores (JP) abre vagas para o curso "Programação de Computadores", de forma remota. A iniciativa é gratuita e possui como público-alvo estudantes de escolas públicas que estejam entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio em Monte Carmelo, Ituiutaba, Patos de Minas ou Uberlândia, sendo 25 vagas para cada cidade. As inscrições vão de 13 a 21 de agosto e as aulas começam em 1º de setembro.

Professor da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) e coordenador-geral do JP, Murillo Carneiro conta que o Jovens Programadores surgiu em 2016 como um programa desenvolvido por docentes da Facom no Campus Monte Carmelo. A universidade passou a financiar o JP em 2018, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A partir desse ano, as aulas passaram a acontecer na UFU, atendendo alunos da rede de ensino municipal, estadual e privada de Monte Carmelo. O programa conta com a participação de docentes da Facom, na função de coordenadores de projetos, e discentes como instrutores, também contando com o apoio de técnicos administrativos.

Segundo Carneiro, a proposta é que os participantes sejam mais do que apenas usuários de tecnologia, mas também protagonistas no desenvolvimento delas, independente de sua área de atuação. “O objetivo maior do JP é estimular e desenvolver nos jovens da educação básica o comprometimento com o estudo, o raciocínio lógico e matemático, o entendimento dos conceitos de causa e consequência, o encadeamento de ideias e o conhecimento tecnológico”, afirma.

Durante o período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, o programa decidiu ofertar o curso de forma remota. Por ser on-line, o JP ampliou as vagas para estudantes de Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia. De acordo com Murillo Carneiro, já era recorrente a ocorrência de inscrições de alunos dessas cidades acreditando que os cursos seriam ofertados nelas. “Se houve algum aspecto positivo na pandemia, foi a possibilidade de nos reinventarmos fora do nosso espaço físico e hoje podermos oferecer essa importante oportunidade para jovens das outras cidades em que a UFU está presente”, comenta.

Inscrições

Há quatro condições para participar do curso: ser aluno regularmente matriculado em escola pública das cidades mencionadas acima; estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio; possuir computador com acesso à internet, microfone e webcam para participar das aulas; ter a autorização do pai ou responsável legal para se inscrever e participar do curso. Durante a inscrição, é obrigatório que o aluno envie um comprovante de matrícula da escola, em formato PDF ou de imagem.

Todo o conteúdo do curso será gravado e disponibilizado para os seus participantes, sendo que durante o semestre eles ainda terão à disposição todo um acompanhamento e suporte para poderem realizar as tarefas propostas pelos professores.

Cronograma

Palavras-chave: Jovens Programadores Monte Carmelo #UFUemCasa #UFUcontraoCorona