EXTENSÃO

Podcast quinzenal elaborado por estudantes da UFU traz informações sobre sustentabilidade

Assuntos relacionados ao meio ambiente, economia e sociedade são abordados no 'AMBCast: o ambiente em nosso meio'

Publicado em 11/08/2020 às 11:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Dois primeiros episódios do podcast já podem ser acessados; o terceiro está previsto para lançamento no próximo dia 21. (Arte: Divulgação)

O projeto “AMBCast: o meio ambiente em nosso meio” surgiu da sugestão de uma estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ao Programa de Educação Tutorial (PET) do mesmo curso. Promovido na universidade e atuando na divulgação de boas práticas de responsabilidade socioambiental, o projeto recebe apoio da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu) no auxílio para captação de recursos e em sua divulgação.

No momento, são 16 pessoas trabalhando no podcast, sendo seis do PET. O projeto visa a ampliar o conhecimento sobre a sustentabilidade no meio ambiente, economia e sociedade; levando em consideração o cuidado em usar um vocabulário simples. “Muitos falam sobre sustentabilidade, mas poucos compreendem que este termo abrange aspectos sociais e econômicos, além de ambientais”, comenta Samara Carbone, a coordenadora o projeto.

Para Carbone, o AMBCast se propõe a provocar reflexões diante da desinformação ou da tentativa de omissão de práticas não sustentáveis para as pessoas. O objetivo é trazer alternativas embasadas na ciência, mas sem as palavras difíceis do meio. “O ouvinte pode escolher a temática, o momento que deseja escutar, ou mesmo ouvir ao mesmo tempo em que executa outra atividade, pois não requer atenção visual”, ressalta.

O termo sustentabilidade, segundo Carbone, é utilizado muitas vezes apenas como forma de publicidade para ganhar clientes, pois ao passo da aquisição de produtos denominados sustentáveis o consumidor pode pensar que o problema está resolvido. “Incentivar este tipo de produto é excelente. No entanto, isto não o torna sustentável. A sustentabilidade envolve toda a cadeia produtiva e todos os envolvidos nela, não apenas no tempo presente”, analisa.

No último episódio, lançado no dia 07/08. foram discutidos os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A politica é derivada da lei nº12.305/10, que dita como os setores competentes devem lidar com o lixo produzido. O bate-papo teve a participação de Bruna Faria Oliveira, professora da UFU, e de Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes - SP).

Totalmente gratuito, o podcast tem lançamento quinzenal, sempre às sextas-feiras. O acesso pode ser feito via Spotify ou SoundClound. É possível, também, entrar em contato e acompanhar as novidades do projeto, por meio do Instagram.

Palavras-chave: AMBCast podcast sustentabilidade EAS UFU UFUContraOCorona