Professores da UFU participam da campanha ‘Heróis da Ciência’

Pesquisadores de várias áreas foram convidados para explicar as pesquisas e o trabalho no combate à Covid-19

Publicado em 04/08/2020 às 17:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Os vídeos da campanha estão disponíveis no Instagram do Time de Biologia Sintética da USP (@igemuspbr)

Os professores Guilherme Ramos Oliveira e Freitas, do Instituto de Biotecnologia (Ibtec/UFU), e Alexandre Zuquete Guarato, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participaram da campanha ‘Heróis da Ciência’ no Instagram, promovida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o Time de Biologia Sintética da USP, o objetivo é humanizar a produção científica brasileira, mostrar os impactos da pandemia de Covid-19 no cotidiano dos pesquisadores e divulgar a ciência para combater a desinformação na internet.

Freitas é biólogo, mestre e doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicadas. Ele é docente do curso de Biotecnologia do Campus Patos de Minas e ministra as disciplinas Virologia, Imunologia e Microbiologia. Ele e outros pesquisadores encaminharam uma proposta para diagnóstico da Covid-19 para a Secretaria de Educação Superior e para a Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Para isso, eles adaptaram um laboratório da UFU para a realização dos testes. “Patos de Minas é considerada um polo regional em saúde. Isso faz que o sistema de saúde da cidade também atenda outros 20 municípios”, explica.

Guarato é engenheiro mecânico e professor da UFU. Ele e outros colegas de laboratório estão produzindo protetores faciais utilizando a impressão 3D. Os equipamentos de proteção individual são encaminhados aos profissionais de saúde do Hospital de Clínicas da UFU e para profissionais de outras áreas que têm contato direto com o novo coronavírus. “Fico feliz de poder contribuir para a sociedade e para os profissionais de saúde que precisam da nossa ajuda porque eles estão se expondo para poder tratar as pessoas e combater essa pandemia”, informa o professor no vídeo.

O professor Guilherme (@grofreitas) falou um pouco pro #HeroisNaCiencia como a UFU tem ajudado nas políticas públicas de Patos de Minas. O laboratório vai ser entregue agora segunda feira e a previsão é de 4800 testes pra diagnosticar Covid-19. Formado pela UFU em Ciências Biológicas, Guilherme também fez mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação estudando Imunologia e Parasitologia Aplicadas. Atualmente é professor adjunto da UFU no Campus de Patos de Minas, ministrando aulas sobre virologia, imunologia e microbiologia e pesquisa medidas contra o paramixovírus respiratório, a presença do arbovírus em larvas e mosquitos, a ação antimicrobiana de plantas do cerrado e a identificação de microrganismos indicadores de contaminação em produtos alimentícios. ---- Professor Guilherme told #heroisnaciencia a little about how UFU has helped with public policies in Patos de Minas. A level 2 laboratory will be delivered this Monday and they expect to make 4800 tests to diagnose Covid-19. Graduated from UFU in Biological Sciences, Guilherme also got his master's and doctorate in the Postgraduate Program studying Applied Immunology and Parasitology. He is currently an adjunct professor at UFU at the Patos de Minas Campus, teaching classes on virology, immunology and microbiology and researching measures against respiratory paramyxovirus, the presence of arbovirus in larvae and mosquitoes, the antimicrobial action of cerrado plants and the identification of microorganisms that indicate contamination in food.

Uma publicação compartilhada por iGEM team from USP-BR 2020 (@igemuspbr) em

O Alexandre (@ale_zqt) veio contar pra gente no #HeroisNaCiencia uma das ações que a UFU pra apoiar os trabalhadores da saúde: face shields! Já são 800 peças e a meta é produzir 1000 até o final do mês, todas distribuídas aos trabalhadores da saúde. Cursou Engenharia Mecânica na UFU, com 1 ano na Ecole Nationale Supérieure d'Ingénieurs du Mans, fez seu doutorado numa parceria com a empresa Renault e seu Pós-Doutorado na área de escaneamento e impressão 3D de peças para o setor de petróleo e gás pela PUC do Rio com uma bolsa do Ciência sem Fronteiras. Tem experiência em Pesquisa e Desenvolvimento e atualmente é coordenador de 3 projetos de desenvolvimento tecnológico na área de motores de combustão interna e professor adjunto na Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU. ---- Alexandre (@ale_zqt) came to tell us at #HeroisNaCiencia about one UFU's actions that support health workers: face shields! There are already 800 pieces and the goal is to produce 1000 by the end of the month, all distributed to health workers. He studied Mechanical Engineering at UFU, with 1 year at Ecole Nationale Supérieure d'Ingénieurs du Mans, got his doctorate in a partnership with Renault and his Post-Doctorate in the area of 3D ​​scanning and printing of parts for the the oil and gas sector by PUC do Rio with a grant from Science without Borders. He has experience in Research and Development and is currently the coordinator of 3 technological development projects in the area of ​​internal combustion engines and an adjunct professor at the Faculty of Mechanical Engineering at UFU.

Uma publicação compartilhada por iGEM team from USP-BR 2020 (@igemuspbr) em

Palavras-chave: COVID-19 Ciência cientistas