Os vídeos da campanha estão disponíveis no Instagram do Time de Biologia Sintética da USP (@igemuspbr)
Os professores Guilherme Ramos Oliveira e Freitas, do Instituto de Biotecnologia (Ibtec/UFU), e Alexandre Zuquete Guarato, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participaram da campanha ‘Heróis da Ciência’ no Instagram, promovida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o Time de Biologia Sintética da USP, o objetivo é humanizar a produção científica brasileira, mostrar os impactos da pandemia de Covid-19 no cotidiano dos pesquisadores e divulgar a ciência para combater a desinformação na internet.
Freitas é biólogo, mestre e doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicadas. Ele é docente do curso de Biotecnologia do Campus Patos de Minas e ministra as disciplinas Virologia, Imunologia e Microbiologia. Ele e outros pesquisadores encaminharam uma proposta para diagnóstico da Covid-19 para a Secretaria de Educação Superior e para a Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Para isso, eles adaptaram um laboratório da UFU para a realização dos testes. “Patos de Minas é considerada um polo regional em saúde. Isso faz que o sistema de saúde da cidade também atenda outros 20 municípios”, explica.
Guarato é engenheiro mecânico e professor da UFU. Ele e outros colegas de laboratório estão produzindo protetores faciais utilizando a impressão 3D. Os equipamentos de proteção individual são encaminhados aos profissionais de saúde do Hospital de Clínicas da UFU e para profissionais de outras áreas que têm contato direto com o novo coronavírus. “Fico feliz de poder contribuir para a sociedade e para os profissionais de saúde que precisam da nossa ajuda porque eles estão se expondo para poder tratar as pessoas e combater essa pandemia”, informa o professor no vídeo.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: COVID-19 Ciência cientistas