Pular para o conteúdo principal
Cultura

UFU divulga abertura de inscrições para o edital do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Discentes e servidores podem participar; prazo de inscrição aberto até 09/09

Publicado em 27/08/2020 às 21:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), torna pública a abertura de inscrições de ações culturais para o edital do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. As atividades podem ser propostas por discentes e servidores da UFU. 

 

Sobre o edital 2020

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché tem por finalidade atuar como instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. 

Sendo assim, o EDITAL busca apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais, em formato remoto, que promovam o fortalecimento e a difusão da cultura negra, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. 

Neste ano, serão destinados recursos com o valor total de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Todas as propostas poderão ser inscritas com ações de até R$ 6.000,00 (seis mil reais), em uma das seguintes categorias: 

  • Categoria I: cursos, oficinas e atividades similares – em formato remoto;
  • Categoria II: debates, palestras, conferências, rodas de conversas e atividades congêneres – em formato remoto;
  • Categoria III: difusão em arte e cultura negra – em formato remoto (exposições, saraus, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros). 

A execução e a exibição das propostas do edital do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché deverão ocorrer de forma inteiramente remota, com exibição on-line das ações e livre acesso a partir de dispositivos móveis e computadores conectados à internet. 

Alunos e servidores de quaisquer campi da UFU (em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo ou Ituiutaba) podem participar do edital. 

As ações apoiadas por este edital deverão ser realizadas considerando o período a seguir: de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2020.

 

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo e-mail: ocupacaogracadoache@proex.ufu.br até o dia 9 de setembro. 

 

Outras informações

  • Link do edital: http://www.editais.ufu.br/node/4965
  • Resultado preliminar: 16/09/2020 
  • Interposição de recurso: até as 16h do dia 17/09/2020 
  • Resultado final do edital: 18/09/2020 

Para mais informações ou pedidos de esclarecimentos sobre o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, entre em contato com a equipe da Dicult pelo e-mail:difoc@proex.ufu.br.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: PROEXC dicult cultura Graça do Aché

A11y