Pular para o conteúdo principal
Gestão 2020-2024

Comissão e candidatos fazem balanço positivo do processo eleitoral da UFU

Valder Steffen Júnior foi escolhido em primeiro turno, em sistema de votação inédito na Universidade Federal de Uberlândia, para continuar à frente da instituição no próximo quadriênio

Publicado em 18/09/2020 às 12:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Ao longo desta quinta-feira (17/09), alunos, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) puderam optar entre as três chapas inscritas na disputa para os cargos de reitor e vice-reitor da instituição para a gestão 2020-2024. Em virtude da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da UFU, a Consulta Eleitoral foi realizada de forma eletrônica e remota, com utilização do sistema Helios Voting – software criado e gerenciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Do total de 34.732 membros da comunidade acadêmica aptos a votar - 2.027 docentes, 2.952 técnicos administrativos e 29.753 discentes –, 13.017 pessoas depositaram votos válidos na urna eletrônica, sendo 1.746 docentes, 1.905 técnicos administrativos e 9.366 discentes. A participação nesta votação era facultativa e foi considerada pela Comissão Especial Eleitoral como bastante positiva. A título de comparação, na votação presencial realizada em setembro de 2016, foram registrados 14.468 votos válidos no segundo turno da Consulta Eleitoral visando à gestão 2016-2020.

Tanto NAQUELA OCASIÃO quanto no novo pleito, o professor Valder Steffen Júnior, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), foi escolhido pela maioria dos três segmentos como para ocupar o cargo de reitor da UFU. Ao contrário do que ocorreu em 2016, porém, desta vez não haverá necessidade de realização de segundo turno, tendo em vista que Steffen conquistou um total de 63,81% da preferência dos votantes.

O número total de votos das três chapas inscritas na disputa para a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota foi o seguinte:

  • 1º - UFU para Todos e Todas (Valder Steffen e Carlos Henrique Martins): 8.650 – 1.279 docentes; 929 técnicos administrativos e 6.442 discentes;
  • 2º - ComUnidade UFU (Helvécio Damis e Marineia Crosara): 3.339 – 321 docentes; 703 técnicos administrativos e 2.315 discentes;
  • 3º uFUTURO (Dennys Xavier e Efigênia Freitas): 1.028 – 146 docentes; 273 técnicos administrativos e 609 discentes.

Como a Consulta Eleitoral adota o sistema paritário, no qual cada segmento tem peso de um terço no resultado final, a chapa UFU para Todos e Todas foi eleita, com 63,81% dos votos. Em segundo lugar, ficou a CoMunidade UFU, escolhida por 26,04%. Já a uFUTURO obteve índice de 10,15%.

Participação de Valder Steffen em um dos debates promovidos pela Comissão Eleitoral. (Foto: Marco Cavalcanti)

Com o término deste processo, cabe agora ao Conselho Universitário (Consun/UFU) a realização de uma reunião para a elaboração das listas tríplices que serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) para as nomeações aos cargos de reitor e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2020-2024. Esta assembleia do Consun já está agendada para o próximo dia 07/10, a partir das 9h, e também será realizada de forma remota.

 

Avaliações

Atual reitor e nome referendado pela comunidade acadêmica para seguir no cargo por mais quatro anos, Valder Steffen se disse muito grato pela confiança depositada no projeto por apresentado pela UFU para Todos e Todas. Ainda na manhã desta sexta-feira (18/09), após a confirmação da vitória em primeiro turno, STEFFEN e o seu parceiro de chapa, CARLOS HENRIQUE MARTINS DA SILVA, docente da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), concederam entrevistas ao vivo à jornalista Eliane Moreira, veiculadas no perfil oficial da UFU no Instagram.

Em nota oficial divulgada pelas redes sociais a chapa ComUnidade UFU registrou o seu agradecimento público: “(...) queremos agradecer a todes docentes, TAEs e estudantes que somaram esforços nessa eleição da Reitoria. Nós mostramos que temos #vozativa, nos posicionamos e defendemos a UFU que queremos. A ComUnidade segue encontrando forças em todos os lugares e continuaremos somando esforços para lutar de forma intransigente pela educação pública, gratuita e de qualidade, pela ciência e por uma UFU inclusiva, diversa, respeitosa e dialógica!”

Marineia Resende e Helvécio Cunha (Foto: Divulgação/Chapa ComUnidade UFU)

Dennys Garcia Xavier e a chapa uFUTURO optaram por não emitir nenhuma nota oficial. Em resposta a contato realizado via mensagem de WhatsApp, o professor do Instituto de Filosofia declarou: “Gostaríamos de agradecer a cada um dos que em nós depositaram confiança. Que desejavam uma universidade diferente. Foi uma honra e um prazer representá-los. Nossa máxima gratidão. Desejamos sorte à instituição e a toda a comunidade.”

Efigênia Aparecida Freitas e Dennys Xavier (Foto: Divulgação/Chapa uFUTURO)

Presidente da Comissão Especial Eleitoral e aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração, Carlos Eduardo Machado Monteiro Neto esteve em Florianópolis para acompanhar na UFSC todo o processo de votação e apuração e também se manifestou, via LIVE NO INSTAGRAM, destacando a parceria com a UFSC e o êxito da iniciativa. “Foi uma experiência única e muito diferente para a nossa instituição, que era acostumada com a votação em cédulas e a contagem de votos transcorrendo durante toda a madrugada, no Campus Educação Física. Este foi um processo muito transparente e trabalhamos de forma diuturna para que o processo transcorresse da melhor forma possível. A ampla participação de votantes demonstra que a nossa comunidade compreendeu, confiou e participou deste processo e prova a maturidade institucional que temos na UFU, em defesa da democracia universitária”, ressaltou.

Carlos Monteiro acompanhou na UFSC os processos de votação e apuração. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Currículo do vencedor

Valder Steffen Júnior é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), D.E.A. (1977) e doutor pela Université de Franche Comté (1979), na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento: no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000), este último enquanto Fulbright Scholar.

Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia: chefe de Departamento, coordenador de Programa de Pós-Graduação, diretor de Centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, pró-reitor de Planejamento e Administração, reitor (2016-2020). Serviu ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do CA-EM do CNPq, representante da Área de Engenharia III na Capes, membro da CA-TEC da Fapemig, membro do Conselho Curador da Fapemig).

Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Uberlândia outorgado pela Câmara Municipal em dezembro de 2011. Presidiu a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

É professor titular da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador nível 1-A do CNPq, tendo orientado ou coorientado 33 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado. É, atualmente, presidente do Fórum de Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes) do Estado de Minas Gerais. (Fonte: Divulgação/ Chapa UFU para Todos e Todas)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: gestão 2020-2024 consulta eleitoral resultado apuração REITOR vice-reitor avaliações Candidatos Comissão Especial Eleitoral

A11y