29/09/2020 - 19:17 - Atualizado em 30/09/2020 - 12:02
Diário de Ideias, uma nova forma de encantar
Momento de conversação virtual sobre o CD Diário de Ideias
Léa Machado - Maria Eugênia Matos - Marcus Vinícius Santos

Olá, pessoal! Na edição anterior, vimos que a Roda de Conversa é uma dinâmica que possibilita nos conhecermos melhor, compartilharmos experiências, experimentarmos novas histórias e trocarmos ideias. Uma forma criativa e autoral de aprender. O que sempre fizemos em sala de aula, agora também acontece no ambiente on-line! Professores, crianças, familiares e outros integrantes da comunidade escolar, de qualquer lugar e a qualquer momento, podem nos acompanhar.

Neste episódio do nosso podcast, abordamos o tema “CD Diário de Ideias, uma nova forma de encantar”. Trata-se de um CD inédito e inovador, fruto da participação ativa das crianças, e, para conhecermos um pouquinho melhor o projeto, tivemos um bate-papo muito legal com a professora da Eseba Léa, a professora Luciana Soares Muniz, idealizadora do projeto Diário de Ideias, o ilustre cantor regional Luiz Salgado, a professora Mariane Éllen, docente da Eseba, os discentes Caio e Maria Alice e suas mães Julcinéia e Geanni.

O projeto Diário de Ideias foi o vencedor nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil na categoria Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), em 2018. O projeto deu tão certo que se tornou um programa institucional da Universidade Federal de Uberlândia e, a partir de então, foi possível a produção do CD Diário de Ideias que já estava sendo produzido em sala de aula com a turminha da professora Luciana. Esse projeto conta com a participação especial das crianças na produção, na composição e nas gravações das músicas.

Sobre o tão esperado lançamento do CD, ainda não há data marcada, mas a previsão é que aconteça no segundo semestre de 2020 ou, no máximo, no início de 2021. Mas fiquem tranquilos, o “Jornal Diário de Ideias” trará em primeiríssima mão a data do lançamento.

Contamos também com a participação dos graduandos Maria Eugênia e Marcus, que auxiliaram na gravação, análise e recorte dos áudios. Quer conhecer melhor o Diário de Ideias? Então, vamos juntos!

Ouça abaixo o podcast e acompanhe o vídeo.