Saiba como votar para reitor e vice

Comunidade universitária receberá e-mail com link para depositar voto eletrônico entre 10h e 23h59 do dia 17/9

Publicado em 14/09/2020 às 15:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Na quinta-feira, 17/9, a Universidade Federal de Uberlândia vai às urnas. Estudantes, técnicos administrativos e professores vão indicar, em consulta eleitoral remota e on line, a sua preferência entre três chapas com candidatos a reitor e vice-reitor. O resultado vai subsidiar o Conselho Universitário na formação das listas tríplices que serão enviadas ao Ministério da Educação para nomeação do reitor e do vice-reitor para a gestão 2020-2024.

A consulta terá início às 10h e término às 23h59. No entanto, todos os integrantes da comunidade universitária com e-mail institucional ativo (@ufu.br) receberá, já a partir das 7 horas do dia 17/9, uma mensagem com um link para a página do programa Helios-Voting ― utilizado para a votação. No e-mail também terá um identificador e uma senha que são únicos para cada eleitor votar.

Para escolher o candidato (a partir das 10h), basta clicar no link fornecido e seguir as instruções do programa. Não há a necessidade de instalar nenhum tipo de aplicativo para realizar a votação.

“O sistema do Helios não é responsivo, ou seja, não se adequa ao tamanho de tela. Portanto, pode ser que o eleitor que tente acessar pelo celular tenha algum tipo de dificuldade de visualização das informações, portanto recomenda-se que o acesso seja realizado de um computador desktop ou notebook”, observa Maurício Escarpinati, diretor da Faculdade de Computação da UFU e integrante da Comissão Especial Eleitoral.

A contagem dos votos será feita a partir das 8h do dia 18/9. O resultado será divulgado em um relatório que será elaborado logo após a apuração. Caso nenhuma das chapas consiga mais da metade dos votos válidos, haverá outra votação, em segundo turno, no dia 24/9, com os as duas mais votadas.

Chapas concorrentes*:

Chapa: uFUTURO

Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)

Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

Chapa: ComUnidade UFU

Reitor: Helvecio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)

Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)

Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor

Palavras-chave: consulta eleitoral REITOR vice-reitor gestão votação