19/10/2020 - 17:34 - Atualizado em 20/10/2020 - 13:47
Andifes anuncia vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2019 e abre inscrições para a edição 2020
Ana Paula Omena e Marina Lopes venceram nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente
Portal Comunica
Andifes

Ana Paula Omena e Marina Lopes foram as vencedoras do Prêmio Andifes de Jornalismo 2019, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. Em razão da pandemia, esse ano a divulgação do resultado só foi possível nesse momento.

A matéria “A Grande Chance: assentados da reforma agrária se preparam para entrar universidade”, vencedora da categoria Ensino Superior, apresenta, no Portal Tribuna Hoje, as oportunidades que a educação pública, gratuita e inclusiva leva a agricultores de Alagoas. Por meio da interiorização de campi, jovens trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária puderam acessar a graduação para se profissionalizarem e retornarem às suas origens como profissionais, gerando emprego e renda.

Já a reportagem “Inovar na educação infantil depende do reconhecimento da criança e dos seus direitos”, publicada no site Porvir, ilustra de forma sensível a importância de políticas educacionais que considerem os direitos da criança e a compreensão humanizada da primeira infância como pilares do desenvolvimento infantil.

EDIÇÃO 2020

A Andifes aproveita para anunciar que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2020.

O prazo de inscrição vai até o dia 20 de novembro e serão válidos os trabalhos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Assim como as edições anteriores, os vencedores de cada categoria, Educação Básica e Ensino Superior, receberão duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. Para saber mais, acesse o regulamento.

O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em vinte anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para o ensino do Brasil.