Ação Social

Cátedra Sérgio Vieira de Mello será instituída na UFU

Acordo de cooperação técnica assinado com agência da ONU para refugiados tem como objetivos promover ensino, pesquisa e extensão sobre a temática, bem como o conhecimento sobre a proteção internacional destas pessoas

Publicado em 13/10/2020 às 16:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) firmaram, no início deste mês, um ACORDO DE COOPERAÇÃO para a implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Trata-se da 24ª instituição de ensino superior brasileira a fechar parceria com a agência para promover ensino, pesquisa e extensão sobre a temática, bem como o conhecimento sobre a proteção internacional dos refugiados. A cátedra possui este nome em homenagem ao brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) que dedicou parte da sua vida às causas destes povos.

O Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (Nupedh), criado no âmbito do curso de Relações Internacionais, abrigará a cátedra e atuará como articulador, mediador e propositor de ações que reúnam as diferentes áreas do conhecimento da universidade. “A ideia é a de constituir uma rede institucional que colabore com a rede mais ampla que a CSVM proporciona. A atuação direta do Nupedh na relação entre o global e o local na proteção internacional dos refugiados contribuirá, também, para a consolidação da graduação e da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia”, salienta a professora Marrielle Maia, propositora da iniciativa e coordenadora local da cátedra na UFU.

Ela comenta que, antes mesmo da criação da CSVM, diversos núcleos e grupos da UFU já realizavam ações continuadas com o mesmo objetivo do acordo. Com o aval da Reitoria e apoio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (CGODS) e do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI), as negociações foram iniciadas em torno de um plano de trabalho que reúne iniciativas dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Saúde Coletiva e Letras e Linguística.

“Ações de núcleos e grupos como o Nupedh, a Assessoria Jurídica para Estrangeiros em Situação Irregular ou de Risco (Ajesir), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho (Migrast), o Núcleo de Francês e literaturas de língua francesa (Nuffli), o Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), a Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Cete), o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (Cedire) e a iniciativa "Todas por Ela" permitiram demonstrar a vocação da nossa universidade para receber a cátedra”, aponta Maia.

Ainda conforme a coordenadora, a partir de agora, caberão ao Nupedh a missão e a responsabilidade de articular todas essas ações e parcerias, registrar iniciativas e seus resultados, dar visibilidade às ações e promover novas parcerias institucionais e interinstitucionais para o fortalecimento da rede de proteção ao refugiado promovida por esse acordo de cooperação internacional.

Gestores

Diretor da DRII, o professor Waldenor Barros Moraes Filho afirma que o estabelecimento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello está em consonância com o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão e o Plano Institucional de Internacionalização da UFU, que versam e objetivam, respectivamente, o compromisso com o fortalecimento do "processo de internacionalização e de interinstitucionalização da UFU em todas as modalidades de ensino, favorecendo sua inserção no rol de universidades reconhecidas mundialmente”.

Moraes Filho vislumbra que a incorporação desta cátedra, no âmbito do Nupedh, em muito contribuirá na realização da missão da UFU, no fortalecimento do compromisso com a Agenda 2030, na promoção do reconhecimento e difusão de suas ações em benefício de uma população em extrema vulnerabilidade e no compromisso de internacionalização da instituição.

Seguindo a mesma linha de análise, o reitor Valder Steffen Jr. destaca que a criação da CSVM é resultado do compromisso da UFU com os direitos humanos de uma forma geral, e com a proteção dos refugiados em particular. “Além disso, esta cátedra haverá de fortalecer, tanto a graduação como a pós-graduação em Relações Internacionais da UFU, além de outros cursos afins. Finalmente, ela contribuirá para com a inserção da UFU, nos âmbitos nacional e internacional, em redes de proteção de uma população em situação de forte vulnerabilidade.”

Palavras-chave: acordo Convênio Parceria UFU Acnur refugiados Cátedra Sérgio Vieira de Mello