13/10/2020 - 13:22 - Atualizado em 14/10/2020 - 14:16
Cientistas da UFU descobrem como melhorar qualidade da mamografia
Tese da Engenharia Biomédica propõe metodologia para realce de contraste em imagens
Diélen Borges

No Outubro Rosa do ano passado, nós contamos aqui, no COMUNICA UFU, que a professora Ana Cláudia Patrocínio, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), estava orientando um trabalho de doutorado que pretendia melhorar a qualidade da mamografia, o exame de rastreio por imagem que pode detectar nódulos nos seios que ainda nem são palpáveis. O trabalho era do engenheiro biomédico Pedro Cunha Carneiro.

De lá para cá, eles chegaram a uma nova técnica e, em dezembro, Carneiro defendeu sua tese "Proposta de metodologia para realce de contraste em imagens de mamas densas utilizando decomposição multiescala com transformada discreta wavelet".  O trabalho foi feito no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, na ênfase de Engenharia Biomédica, e está disponível no REPOSITÓRIO DA UFU.

Aumentar o contraste das imagens: essa é a novidade que pode melhorar a visualização das estruturas mamárias e auxiliar na detecção precoce do câncer de mama. Segundo os pesquisadores, isso é bom por dois motivos: é possível diminuir a quantidade de exames a que cada mulher é submetida, o que consequentemente reduz a exposição à radiação, e também melhorar a qualidade dos exames feitos em aparelhos menos sofisticados.

Como fazer esse aumento de contraste? Os cientistas utilizam um processo de decomposição de imagens chamado "transformada Wavelet", que decompõe a imagem original em quatro: com detalhes verticais, horizontais, diagonais e de baixas frequências. Os pesquisadores aplicam a técnica de realce denominada Clahe nos coeficientes de aproximação dos componentes de baixa frequência. Por fim, geram uma nova imagem do mesmo tamanho que a original, porém processada por meio da metodologia e com contraste realçado.

"Foram feitos processamentos em imagens obtidas de equipamentos de três fabricantes distintos. Mais de 5 mil imagens distintas foram produzidas, a partir de 24 diferentes processamentos aplicados, entre eles o da metodologia proposta", relata Carneiro.

Na tese, ele também propõe a criação e a implementação de um índice de contraste global, o Índice Carneiro de Contraste (ICC). "Os resultados do ICC indicaram um aumento médio de 47% de contraste global nas imagens processadas com o algoritmo proposto no trabalho", afirma o pesquisador. Segundo Carneiro, é possível aplicar a técnica para melhorar a visualização mamográfica em diversos tipos de mamógrafos.

Você conhece outras pesquisas da UFU sobre câncer de mama e do colo do útero? Gostaria de divulgá-la nos canais de comunicação da universidade? Envie sua sugestão de pauta por aqui: www.comunica.ufu.br/divulgacao