Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

23/10/2020 - 19:37 - Atualizado em 27/10/2020 - 19:25
Conselho aprova recredenciamento da fundação de apoio ao HC
Consun também votou pela atualização de organograma e mudanças no ingresso em Geologia
por Autor: 
Marco Cavalcanti

A reunião foi realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus (foto: Marco Cavalcanti)

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) aprovou, em reunião extraordinária na tarde de sexta-feira (23/10), a renovação do ato de registro e credenciamento da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), junto aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), entre outras deliberações.

Conforme a legislação, as renovações para as fundações de apoio atuarem perante as instituições federais de ensino e pesquisa, têm que ser feitas a cada cinco anos. A última renovação do credenciamento da Faepu — entidade instituída em 1966 —, foi realizada em 2016.

A resolução leva em consideração, entre outros fatores, o fato de que “as fundações oferecem à UFU maior flexibilidade e agilidade no processo de decisão, como, por exemplo, na administração de recursos captados através de convênios necessários ao desenvolvimento das atividade de ensino, pesquisa e de extensão”, conforme o relatório apresentado.

Outra decisão do Consun, realizado de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, foi a suspensão temporária, pelo período de três anos, de ingresso semestral, que passará a ser anual, e de redução do número de ingressantes de 80 para 40 vagas anuais do curso de graduação em Geologia, Campus Monte Carmelo.

Na UFU, o curso foi criado em 2013 e teve início em 2015. Para sua conclusão, são necessários cinco anos de estudos. Conforme relato apresentado na reunião, entre as 30 instituições públicas que oferecem graduação em Geologia, a média é de 43 vagas anuais.

Nos próximos três anos serão feitos, pela coordenação do curso, estudos do impacto das alterações, as quais passarão a valer a partir do primeiro semestre de 2021.

Outro ponto de pauta do conselho foi a atualização do organograma da instituição. A medida consolida as mudanças ocorridas na estrutura organizacional nos últimos anos, como a criação de novas unidades acadêmicas e administrativas, mudança de nomenclatura e criação de cursos de pós-graduação, por exemplo.

Entre outras deliberações, também foi apresentado, pela primeira vez no Consun, um relatório de Consulta Eleitoral da universidade. A apresentação foi realizada pelo pós-graduando Carlos Monteiro, que presidiu a Comissão Especial da Consulta Eleitoral que embasou o conselho na elaboração da lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor para a gestão 2020-2024.

“Além do registro, muito necessário, fica aí um testemunho da comissão para edições futuras desses processos que, claro, a cada quatro anos vai sendo aperfeiçoado”, observou Valder Steffen Júnior, reitor da UFU e presidente do Consun. A reunião foi transmitida ao vivo pelo CANAL DA UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal