Corpo é tema de curso oferecido a professores

Atividade promovida pelo Instituto de Artes será realizada de 14 de outubro a 25 de novembro

Publicado em 08/10/2020 às 17:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

No mês em que comemora-se o Dia do Professor, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ofertará um curso que centra-se nos cuidadoscorporais/somáticos que podem aprimorar e tornar o trabalho do professor mais prazeroso, para eles próprios e consequentemente para osalunos.

O curso "Corpo Docente: estesia e corporeidade nos processos de ensino-aprendizagem" é promovido pelo Instituto de Artes e pelo programa de extensão SOMA: Ações Transdisciplinares, ambos da UFU.

Também o curso é parte de um amplo projeto “o corpo na sala de aula”, aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia  que resultará na publicação de um e-book e um livro impresso.

A ministrante, a professora do Instituto de Artes, Luciana Arslan, tem desenvolvido pesquisas somáticas relacionadas ao ensino-aprendizagem desde que concluiu sua pesquisa pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na Florida Atlantic University (FAU), Estados Unidos, em 2015, com bolsa da Capes e apoio da UFU.  Este curso também contará com a supervisão e cuidado da psicóloga Dayane Spirandelli Araújo.

Público-alvo: Voltado exclusivamente para professores.

Quando? De 14 de outubro a 25 de novembro  de 2020.

Horário: Todas as quartas-feiras: das 19h às 22h.

Onde? Plataforma Zoom e/ou Google Meet. O curso é gratuito, mas é da responsabilidade dos participantes providenciarem os equipamentos e a conexão de internet necessários.

Inscrições de 5 a 9 de outubro: LINK

Objetivo Geral: Promover a consciência corporal docente através de práticas corporais/ somáticas, debates e exercícios de criação voltados para a autoanálise somática.

Luciana Arslan é professora do Programa de Pós e Graduação em Artes do IARTE/UFU. É autora de livros publicados pela Editora Moderna e Thomson Learning. Formada em Artes Visuais, fez mestrado na UNESP, doutorado na USP (com 6 meses de mobilidade na Universitat de Barcelona/ bolsa Santander). Também realizou pesquisa pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na Florida Atlantic University com bolsa da Capes. Tem concentrado seus estudos na área da Somaestética.

Palavras-chave: curso Artes corpo professores práticas corporais